Netflix vs. NPlay – Qual a melhor escolha?
| 25 Out, 2015

Publicidade

Ficaste confuso com a chegada da Netflix e o surgimento recente do NPlay? Não sabes qual deles te dá acesso a mais séries ou qual o que te ficará mais em conta? Não te preocupes, o Séries da TV está aqui para ti.

A Netflix chegou a Portugal nesta quarta-feira mas a grande azáfama à volta da sua chegada já vem desde junho, quando foi anunciada a entrada em Portugal deste que é o maior serviço de streaming de séries e filmes do mundo. Direta ou indiretamente influenciados pelo anúncio da Netflix, o TVSéries aumentou e melhorou a sua programação, a FOX introduziu o FOX Play, da NOS chegou-nos o NPlay, e até o AXN está em vias de lançar um serviço on demand.

Neste artigo, fazemos a comparação entre a Netflix e o NPlay, pondo lado a lado os preços, características e séries disponíveis em ambos, analisando qual a opção mais económica, vantajosa e rica em conteúdos para um seriólico.

Durante a última semana, depressa se fizeram sentir vários comentários nas redes sociais, se por um lado existiam comentários positivos sobre um serviço de renome mundial,  por outro existiram vários negativos, principalmente sobre o ‘pouco’ conteúdo disponibilizado no nosso país. Mas serão assim tão “poucos” os conteúdos, à data de lançamento, da Netflix?

foxVamos deixar de fora desta comparação o FOX Play, um serviço gratuito que está disponível para clientes NOS e Vodafone e que permite ver e rever as séries dos canais FOX, porque o funcionamento do FOX Play difere do NPlay e Netflix. Para além da limitação a séries FOX, uma das diferenças relativamente aos dois serviços aqui em análise é que existem ‘tempos’ para ver os episódios, sendo que alguns expiram semanalmente. No leque atual é possível encontrar Tyrant, Shameless, Homeland, Person of Interest, Mr. Selfridge, The Walking Dead, Sleepy Hollow, Rizzoli & Isles, Scandal, The Mysteries of Laura, The Strain, Scorpion, Gotham, Lewis, Hawaii Five-O, Minority Report, Vera, Motive, The Following, Grey’s Anatomy e Empire.

Posto o FOX Play de lado, aqui vamos à comparação dos dois serviços de streaming on demand atualmente em funcionamento em Portugal.

.

Descrição Geral:

NPlay está disponível para todos os clientes NOS, oferecendo acesso ilimitado a filmes, séries e desenhos animados em alta definição, que podem ser vistos através da TV, PC, Tablet ou Smartphone. Devices_HiRes_Web_AllO serviço é grátis até 10 de dezembro para atuais clientes e os novos clientes que aderirem até 31 de outubro recebem 3 meses grátis.

A Netflix está disponível para qualquer pessoa com acesso à internet, mesmo que tendo desenvolvido parceria com a Vodafone para que quem não tenham smart TV possa aceder à Netflix na sua TV, caso seja cliente Vodafone. Dá acesso a um vasto conjunto de conteúdos (filmes, séries, documentários, séries de animação,…) que podem ser vistos em Smart TVs, tablets, smartphones, computadores, consolas de jogos, etc. A Netflix oferece 1 mês grátis a todos os portugueses.

Com um design e navegação mais simples e intuitivo, a Netflix parece destacar-se neste aspeto, em relação à interface da NOS, tanto em facilidade como em fluidez de exploração do serviço e dos conteúdos.

.

Preços:

Em termos de custos, ambos os serviços arrancam com preços de adesão bastante semelhantes. Contudo, temos que considerar o fator limitante de o NPlay, após os 3 meses gratuitos para clientes NOS, ficar provavelmente exclusivo para clientes NOS Iris (Fibra) ainda que tenha a vantagem de parecer não impor limitação de número de ecrãs logados em simultâneo, como acontece no caso na Netflix.

sdsd.

large_snowConteúdos:

É realmente o campo de batalha que mais nos interessa. Enquanto que o NPlay prima por disponibilizar um conjunto de séries de grande renome no nosso país e no mundo, que à primeira vista parece mais interessante que o catálogo da Netflix, a verdade é que esse conjunto é bastante limitado tanto em diversidade como em número/atualidade das temporadas disponibilizadas.

Para além disso, a Netflix promete novos conteúdos numa frequência quase diária, enquanto que as atualizações do NPlay são descritas como mensais.

Ainda assim, para um serviço português, e não de calibre mundial, não há dúvida que o NPlay apostou forte em grandes séries e cria interesse por isso.

Na tabela abaixo estão todas as séries e respetivas temporadas disponíveis em cada um dos serviços. Vê por ti próprio. (Títulos presentes nesta tabela correspondem apenas a séries de ficção, não tendo sido contabilizada a programação anime, infantil nem filmes ou documentários)

Depois de tudo isto, qual a tua opinião sobre as diferentes ofertas existentes em Portugal? A qual aderirias? Resta ainda saber se a gigante MEO apresentará algo para combater a concorrência, uma vez que ainda não fez nenhuma grande mudança na sua oferta atual e o que sairá da manga do AXN quando lançar o seu jogador neste mercado de serviços de entretenimento on demand.

[polldaddy poll=9144097]

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

apples never fall

Recomendamos