É inegável que há casas fabulosas no mundo das séries. Estaria a mentir se dissesse que nunca me imaginei a viver em algumas delas e quase que posso apostar que não sou a única. Vistas fantásticas, uma localização perfeita, um interior com estilo e espaço para tudo o que for preciso, uma bela arquitetura do lado de fora… Há imensos motivos para me ter apaixonado por cada uma destas casas, que são bem diferentes entre si, mas que têm em comum o facto de nenhuma delas ser demasiado pretensiosa. Como alguém que toda a vida morou em apartamentos, tenho um fraquinho por eles e nunca gostei muito daquele tipo de casa que grita que alguém é rico ou que parece saída de uma revista de decoração, o tipo de lugar onde parece impossível sentir-se conforto. A não ser que me saia um grande prémio monetário no Totoloto ou no Euromilhões só me resta sonhar, mas como isso continua a ser grátis, aqui ficam então algumas das casas do mundo das séries onde não me importava mesmo nada de viver.

Big little lies casa madelineA casa dos Mackenzie [Big Little Lies]: Bem, a casa onde Madeline vive com a família é um sonho. Primeiro, tem acesso direto para a praia, o que lhe confere umas vistas fabulosas e a escapatória perfeita para desfrutar da brisa do mar. Nunca fui muito adepta de fazer praia, mas admito que é um lugar bonito e ideal para dar um passeio, com o grande extra de que à beira-mar o tempo é sempre mais fresco e eu não gosto nada de calor. Também o exterior desta casa é bonito, com as cercas brancas, mas sem o pretensiosismo da casa de Renata, por exemplo. O interior também não está nada mal, mas acho que passaria muito tempo lá fora, com um livro.

grey's anatomy casa meredith e derek1A ‘Dream House’ [Grey’s Anatomy]: Antes de ter sido construída, a história desta casa começou como uma história de amor, mas não uma das que sou particularmente fã. No entanto, não dá para negar que a Dream House é lindíssima. Parece uma versão maior e mais requintada daquelas casas de campo fofas que algumas pessoas usam como refúgio de fim de semana. Com muita luz, proporcionada por uma grande quantidade de janelas, também tem uma bela vista que dá a sensação de que a civilização está bastante longe. Depois, também no interior tem um ar muito confortável. Adoro a lareira (o que já me está a dar saudades do tempo frio), a cozinha perfeitamente equipada (mas que nunca deve ter tido muito uso) e a sala de estar, que dá vontade de sentar no sofá.

jessica jones apartamento trishO apartamento de Trish Walker [Jessica Jones]: Eu bem disse que gostava de apartamentos e aqui está o primeiro da minha lista. Antes de Trish se ter lembrado de vender praticamente tudo o que tinha e mudar-se para uma zona duvidosa da cidade (onde arranjou um spot que combinaria melhor com o estilo de Jessica), ela vivia num apartamento fabuloso, elegantemente decorado (embora não goste muito do papel de parede do quarto, mas isso mudava-se), espaçoso e bem localizado. As janelas à prova de bala certamente isolam bem o barulho de uma das cidades mais movimentadas do mundo e a sala de pânico – visto que eu não tencionava meter-me em aventuras perigosas – se calhar dava uma sala fixe de cinema. O quarto onde Trish treina ficava muito melhor recheado de livros, porque é evidente que não vai ser agora que vou dedicar-me ao exercício físico. O meu tipo de maratona envolve Netflix e sofá!

new girl apartamentoO loft [New Girl]: O loft da já terminada comédia da FOX deve ser um dos apartamentos mais cool da televisão. Não sou a maior adepta do open space porque considero que retira às casas uma certa privacidade e prefiro as divisões separadas, mas há situações em que parece resultar e esta é uma delas. Tudo no loft me agrada, parece mesmo a casa ideal para dividir com um grupo de pessoas, mas a minha parte preferida nem sequer é no interior e sim na parte de cima, no telhado, que parece um jardim em miniatura e de certeza proporciona umas boas noites de verão ao relento, a ver as estrelas e a gozar do ar fresco.

revenge casa da piscinaA casa da piscina dos Grayson [Revenge]: A mansão dos Grayson é precisamente o tipo de casa (ou melhor, mansão) de que nunca fui capaz de gostar porque é extremamente luxuosa, com um recheio que certamente vale muitas casas de pessoas comuns, mas com uma aparência extremamente impessoal e desconfortável. No entanto, a casa da piscina onde Daniel vivia é muito diferente. Proporciona toda a privacidade possível e é o local ideal para uma pessoa solteira. Os motivos náuticos dão estilo à casa e tornam-na confortável, convidativa para visitas. Um grande extra: é mesmo em frente à piscina.

the big bang theory apartamento sheldon e leonardO apartamento de Leonard e Sheldon [The Big Bang Theory]: Outro apartamento bem fixe do mundo das séries! Tinha que lhe mudar a decoração (não gosto muito dos sofás nem da mobília no geral, tirando as prateleiras de livros), mas o espaço da sala é grande e tem aquela parte junto à janela que, sim, adivinharam, dava um cantinho de leitura agradável. A cozinha também é fixe, mas nunca na vida eu dividiria casa com um doido como Sheldon. Leonard é um santo! Ah, e há o inconveniente de o elevador daquele prédio estar eternamente avariado. Não me agrada a ideia de carregar compras escadas acima por vários andares. Afinal, talvez seja melhor não me virar para aqui! Ou talvez pudesse simplesmente chamar a assistência, que alguém deve conseguir arranjar o raio do elevador.

the truth about the harry quebert affair casaA casa de Harry Quebert [The Truth About the Harry Quebert Affair]: Desde há muitos anos que tenho um certo fascínio por alpendres. São uma parte importante do imaginário de várias casas do cinema e da televisão e a de Harry Quebert cumpre este requisito daquilo que poderia ser a minha casa de sonho. Se olharmos lá para fora, a vista é linda, e há uma praia e uma floresta por perto, o melhor de dois mundos. O interior é igualmente fantástico, com uma sala que é a perfeição para qualquer leitor ávido. Há estantes cheias de livros e um espaço à janela que daria o reading nook, um cantinho de leitura, ideal. Acho que seria a altura ideal para arranjar uma máquina de escrever e aprender a usá-la. Os computadores podem ser muito úteis, mas não transmitem uma aura de magia da escrita, isso é certo. Mesmo ao longe, a casa de Harry Quebert não podia ser mais perfeita.

will & grace apartamentoO apartamento de Will [Will & Grace]: As habitações americanas são frequentemente open space, como certamente já constataram, e as minhas escolhas para esta crónica provam isso mesmo. Apesar de Karen gostar de criticar o apartamento de Will, eu acho que é fantástico. Primeiro, poucas são as pessoas a ter a sorte de viver em apartamentos com lareira. Mesmo que nunca a usem, é um extra positivo. Segundo, a cozinha é tão gira que quase me dá vontade de começar a cozinhar e agrada-me a divisão entre sala de estar e sala de televisão. Uma é para conviver e a outra oferece mais privacidade. Só é pena que a vista deva ser apenas constituída por apartamentos e mais apartamentos, não fosse a série passada em Nova Iorque.

Quais são as casas das séries para as quais não se importavam nada de se mudar já, de malas e bagagens? Partilhem connosco!

Diana Sampaio