Hoje é segunda-feira e, como tal, cá estamos com mais uma rubrica dedicada a um ator ou, neste caso, atriz, de primeira! Já adivinham, claro, que se trata de mais uma edição dos Atores de Primeira à Segunda-Feira! Esta semana vamos falar-vos um pouco mais sobre a vida e a carreira da atriz Sophia Bush!

Para começar, vamos contar-vos um bocadinho sobre a vida pessoal desta jovem atriz, Sophia Anne Bush, filha única de um casal de fotógrafos, nascida no dia 8 de julho de 1982, na Califórnia, nos Estados Unidos da América.

sophia-bush

Sophia nasceu e cresceu na cidade de Pasadena, onde frequentou a Westridge School for Girls. Enquanto estudava, a jovem estreou-se em palco numa pequena produção de um teatro local e foi coroada Rainha no Torneio de Rosas do Festival de Rosas de Pasadena.

Depois do liceu, Bush frequentou a Universidade do Sul da Califórinia, sendo parte da fraternidade Kappa Kappa Gamma. A atriz permaneceu três anos na universidade, até dar início à sua participação em One Tree Hill.

Ainda num prisma mais pessoal, Sophia esteve casada com o ator Chad Michael Murray, com quem contracenava em One Tree Hill, entre 2005 e 2006. Infelizmente, o casamento teve uma vida muito curta.

Finalmente, para terminar este breve desenho biográfico antes de passar aos trabalhos da atriz, recordamos que Sophia está ativamente envolvida em diversas instituições de preservação da natureza e dos animais, instituições de promoção das artes, cultura e educação, bem como de direitos das mulheres e serviços básicos de saúde para todos.

sophia-bush

E agora vamos debruçar-nos sobre a carreira desta atriz de primeira, responsável por trazer até nós uma grande diversidade de personagens, tendo começado a fazê-lo em 2002, com participações nos filmes Van Wilder e Point of Origin.

No ano de 2003, Bush participou em duas séries de sucesso, Sabrina, the Teenage Witch e Nip/Tuck, e em dois filmes, Learning Curves e The Flannerys.

Mas a série que nos deu a conhecer esta atriz foi One Tree Hill, que contou com 9 temporadas, entre 2003 e 2012. Nesta série, Bush deu vida a uma das personagens mais acarinhadas pelos fãs, considerada como uma das personagens que mais evoluiu ao longo da série, Brooke Davis.

A título de curiosidade, podemos ainda dizer-vos que a personagem Brooke Davis, apesar de não fazer parte do episódio piloto da série, foi, a par da Haley James Scott de Bethany Joy Lenz, uma das personagens que participou em maior número de episódios (188) da série, sendo que foi também aqui que a atriz se estreou na realização, tendo saltado para trás das câmaras em três episódios da série.

E durante os nove anos em que fez parte da série, Bush não parou de trabalhar noutros projetos, dando vida a diversas personagens, sobretudo em filmes e curtas, mas contando também com uma participação na série Phineas e Ferb, em 2009 e 2011.

Dos filmes em que participou durante esta época, destacamos John Tucker Must Die (2006), The Narrows (2008), Table for Three (2009), Southern Discomfort (2010) e Chalet Girl (2011).

Depois de One Tree Hill, Bush participou na comédia romântica Partners, onde foi uma das protagonistas. Infelizmente, a série teve apenas uma temporada, entre 2012 e 2013.

Depois de algumas participações menores em diferentes séries, a atriz conseguiu o papel de Erin Lindsay, a quem deu vida enquanto elemento regular do elenco de Chicago P.D. desde o início da série, em 2014. Para além da série policial do universo Chicago, a atriz interpretou Erin em Chicago Fire (2013-2017), Law & Order (2014-2016), Chicago Med (2015-2017) e Chicago Justice (2017).

Ainda em 2017, fez parte do elenco de luxo do filme Marshall.

Para terminar, neste ano de 2018, a atriz apareceu no filme Acts of Violence, emprestou a voz a Voyd em Incredibles II (no filme e no jogo), tendo ainda participado num episódio da série Alex, Inc.

E para um futuro próximo, os fãs podem esperar pelo filme Hard Luck Love Song, que se encontra em fase de pós-produção e conta com Bush como protagonista.

Esperamos que tenham gostado de conhecer melhor o percurso profissional (e algumas curiosidades pessoais) sobre esta atriz e que tenham juntado alguns dos seus trabalhos às vossas listas de filmes e séries a assistir! Para a semana há mais! sophia-bush-instagram