Boa noite, caros seriólicos e bem vindos à mais recente edição da rubrica Atores de Primeira à Segunda-Feira! O escolhido desta semana é Sean Bean, um ator britânico bem conhecido tanto do cinema como da televisão. Vamos dar uma vista de olhos pela carreira do ator?

Shaun Mark Bean, cujo nome artístico é Sean Bean, nasceu a 17 de abril de 1959 num subúrbio de Sheffield, Inglaterra. Na infância, Bean ambicionava jogar futebol profissional, mas devido a um acidente ficou impedido de andar por uns tempos, o que acabou com os seus sonhos futebolísticos. Apesar de vir de uma família abastada, Bean chegou a trabalhar num supermercado antes de ingressar na RADA (Royal Academy of Dramatic Art), onde se licenciou em 1983. Mais tarde nesse ano, fez a sua estreia no teatro como Tybalt, em Romeo and Juliet. Entre 1986 e 1988, Bean pertenceu à Royal Shakespeare Company, participando em peças como The Fair Maid of the West e A Midsummer Night’s Dream.

Nos anos 80 e 90, Sean Bean tornou-se num ator de televisão prestigiado, tendo entrado em séries da BBC como Clarissa e Lady Chatterley.

CLARv

A título de curiosidade, Sean Bean narrou uma publicidade na temporada de 1997/98 da Premier League. O sucesso foi tal que narrou o filme La Coupe de la Gloire, o filme oficial do Mundial de Futebol de 1998, que teve lugar em França.

Sean Bean entrou no mundo do cinema em 1984, mas foi em 1995 que teve o seu primeiro grande papel de destaque em GoldenEye como Alec Travelyan/Janus, o inimigo de James Bond.

MV5BNzY0ZGQ3M2UtMTA1Ni00MTNkLTkxNjAtMTE0MDM3OWJhZDBkXkEyXkFqcGdeQXVyNjUwNzk3NDc@._V1_

Entre 1994 e 1997, Sean Bean entrou em catorze telefilmes adaptados das obras do famoso autor Bernard Cornwell (o autor de The Last Kingdom), em que interpretava o Major Richard Sharpe. Os filmes seguiam a vida do militar britânico durante as guerras napoleónicas.

Em 2001, Sean Bean deixou definitivamente a sua marca no cinema ao entrar numa das mais famosas sagas cinematográficas da história, The Lord of the Rings (O Senhor dos Anéis). Bean era Boromir, filho do governante de Gondor e um dos membros da Irmandade do Anel.

Em 2004, Sean Bean foi Odisseu no famoso filme Troy, protagonizado por nomes famosos do cinema como Brad Pitt, Orlando Bloom, Eric Bana e Diane Kruger.

Od_top03

Até aos dias de hoje, Bean é uma figura proeminente no cinema, participando em filmes como The Island (2005); Black Death (2010); Percy Jackson & Lightning Thief (2010); Mirror, Mirror (2012); Silent Hill: Revelation 2 (2012), onde contracenou, inclusive, com o ex-colega de elenco, Kit Harington; Jupiter Ascending (2015), das irmãs Watchowski; e The Martian (2015), de Ridley Scott.

jupiter-ascending-character-poster-sean-bean

Bean é também uma presença assídua na televisão, em documentários, telefilmes e, claro, em séries. Foi então em 2011 que entrou naquela que é hoje uma das séries mais populares da história, Game of Thrones. Sean Bean era Eddard Stark, um dos protagonistas da série e patriarca da família Stark. Ned, como é tratado pela família e amigos, é um homem extremamente honesto, leal e honrado. Ama a família e cumpre o dever incumbido pela família com máximo rigor. Infelizmente, o seu personagem era demasiado bom para a série e acaba por perder a vida no final da 1.ª temporada. Contudo, continua a ser um personagem frequentemente mencionado e deixou muita saudade, tanto da parte dos personagens como dos fãs.

Depois do fim da sua participação, Bean participou na série Legends, do canal TNT, que só teve uma temporada; The Frankenstein Chronicles; narrou um documentário da Netflix, Roman Empire: Reign of Blood, em 2016, e agora mais recentemente juntou-se ao elenco da 2.ª temporada de Medici: Masters of Florence, sobre a dinastia dos Médicis. Também em 2018 juntou-se à série The Oath. 

No campo pessoal, Sean Bean foi casado quatro vezes (tendo-se casado o ano passado com Ashley Moore). Desde criança que é fã do Sheffield United; em homenagem à Irmandade do Anel, d’ O Senhor dos Anéis, Bean fez uma tatuagem, assim como os outros oito atores cujos personagem fizeram parte da Irmandade.

Em jeito de despedida, deixamos uma foto de Sean Bean com George R.R. Martin, D.B Weiss, David Benioff e alguns colegas de elenco de Game of Thrones.

Sean+Bean+Emilia+Clarke+2011+Winter+TCA+Tour+277nRopMHQdl