Olá, boa noite a todos e bem-vindos a mais uma edição da nossa rubrica “Atores de Primeira à Segunda-Feira”. A nossa escolha de hoje é Richard Madden, nascido a 18 de junho de 1986 em Elderslie, Renfrewshire, na Escócia. O ator tornou-se bem conhecido do público graças ao seu papel de Robb Stark em Game of Thrones, mas desde aí foram várias as séries onde o pudemos encontrar.

A carreira de Richard arrancou ainda na adolescência, em 1999, numa comédia da BBC1 para miúdos, Barmy Aunt Boomerang, na qual integrou o elenco principal no papel de Sebastian Simpkins.

Richard Madden Barmy Aunt Boomerang

O seu percurso no mundo da representação continua e, em 2000, faz uma pequena participação no filme Complicity, uma adaptação do livro com o mesmo nome, da autoria de Iain Banks. A história centra-se num jovem jornalista que se dedica a expor os ‘pecados’ de pessoas poderosas e ricas e que acaba por se ver no meio da investigação de vários homicídios quando essas pessoas começam a ser assassinadas e ele se torna suspeito.

Durante uns anos, a carreira de Richard estagna, tendo o jovem ator participado apenas num episódio da série escocesa de detetives da ITV, Taggart. No entanto, acaba por estrear-se nos palcos, entrando em várias peças de teatro, nomeadamente numa representação de Romeo and Juliet, onde interpretou o protagonista. 2009 marca o seu regresso à televisão, com Richard a integrar, mais uma vez, o elenco principal de uma série, esta chamada Hope Springs. A trama centra-se em quatro ladras que se preparam para dar um grande golpe que as tornará ricas, mas as coisas correm mal e acabam por ter que se esconder, sob disfarce.

Aproximadamente pela mesma altura, Richard marca presença em dois filmes, no thriller Chatroom, onde também participa Michelle Fairley, que viria a interpretar a mãe do personagem do ator em Game of Thrones; e no tele-filme Worried About the Boy, sobre a vida de Boy George, o vocalista dos Culture Club.

No entanto, o verdadeiro ano de sorte para Richard é 2011, que marca a estreia de Game of Thrones, uma série que dispensa apresentações. Richard faz parte do elenco principal das três primeiras temporadas, dando vida a Robb Stark, o mais velho dos filhos de Ned e Catelyn. Quando Ned é assassinado, Robb é declarado Rei no Norte, mas é precisamente aí que a sua vida, bem como a da família, se complica irrevogavelmente. O seu fim todos o conhecemos e recordamos bem, naquele que é, certamente, um dos casamentos mais célebres do mundo das séries.

The Rains of Castamere Game of Thrones

Ainda no mesmo ano, Richard continua com um papel de protagonista na série Sirens, que viria a ter um remake americano anos mais tarde. O ator interpreta Ashley Greenwick, que trabalha como paramédico juntamente com o seu melhor amigo.

O trabalho que se segue na sua carreira é na minissérie Birdsong, baseada no livro de Sebastian Faulks. Esta história narra a vida de um soldado britânico que combateu na Primeira Guerra Mundial e que se apaixonou por uma jovem francesa casada. O elenco conta com vários nomes bem conhecidos, como Eddie Redmayne, Clémence Poésy e Matthew Goode.

Além de ter participado em algumas curtas-metragem, Richard deu ainda voz a um personagem em dois videojogos, Castlevania: Lords of Shadow – Mirror of Fate e Castlevania: Lords of Shadow 2.

Apesar de ser mais conhecido pelo seu trabalho em televisão, vale a pena recordar alguns dos filmes em que Richard participou nos anos seguintes, como o drama A Promise (2013), passado pouco antes do início da Primeira Guerra Mundial; Cinderella (2015), uma versão live-action da história das nossas infâncias, ou o tele-filme Lady Chatterley’s Lover (2015), também ele uma adaptação literária. Destaque ainda para Bastille Day, um filme de ação, e para Ibiza, já deste ano. Neste último, Richard dá vida a um DJ.

Cinderella Lily James Richard Madden

Cinderella

Retomando o percurso de Richard pela televisão, não podíamos deixar de mencionar a minissérie de época Klondike, passada no final do século XIX, na altura da caça ao ouro, que causou uma migração em massa para o noroeste do Canadá; Medici: Masters of Florence, outra minissérie, esta centrada nos Médici, uma proeminente família italiana cuja história (perdoem-nos a redundância) ficou para a História; e, mais recentemente, Bodyguard, um thriller político centrado num militar que tem como missão proteger a Ministra da Administração Interna. Estes três projetos contam, aliás, com Richard em papéis de protagonismo. Resta apenas lembrar a sua pequena passagem por Electric Dreams, a conhecida série da Amazon.

No próximo ano, poderemos ver Richard em Rocketman, um filme biográfico sobre a vida de Elton John, onde o nosso ator vai dar vida a John Reid, o manager do famoso cantor.

Terminamos a nossa edição de hoje da rubrica com uma foto de Richard com o seu meio-irmão de Game of Thrones, Kit Harington.

Richard Madden Kit Harington