Estamos de volta para mais uma edição da rubrica Atores de Primeira à Segunda-Feira, desta vez com a companhia de Reese Witherspoon, uma atriz que dedicou boa parte da sua carreira ao cinema, mas que recentemente brilhou em Big Little Lies, série onde é protagonista e coprodutora. Para além da representação tem projetos em diversas áreas como são os casos da moda ou da cosmética.

Reese Witherspoon nasceu a 22 de março de 1976 em Nova Orleães, Louisiana. O seu pai nasceu na Geórgia e serviu como tenente-coronel na Reserva do Exército dos Estados Unidos, antes de se tornar um otorrinolaringologista no setor privado, enquanto a sua mãe sempre esteve ligada à área da pediatria.

Com apenas sete anos, Reese foi selecionada para participar num anúncio televisivo de uma florista, o que a motivou a ter aulas de representação. Mais tarde, depois de frequentar a Harpeth Hall School, em Nashville, onde foi uma cheerleader, Reese ingressou na Universidade de Stanford, onde frequentou o curso de Literatura Inglesa.

Antes disso, em 1991, com apenas 15 anos, Reese foi a personagem principal do filme The Man in the Moon. Desde logo, a atriz destacou-se, recebendo elogios um pouco de todos os setores e tendo sido nomeada para prémios de Melhor Atriz Jovem.

Esse destaque precoce abriu-lhe imensas portas no mundo da representação e nos anos que se seguiram a atriz não mais parou de participar em novos projetos. A Far Off Place, Jack the Bear, Freeway, Fear, Twilight ou Cruel Intentions foram apenas alguns dos filmes em que a atriz participou ainda antes de 2000. A estes juntou-se Election, mais um sucesso da atriz, que viu o seu papel ser premiado com a nomeação para um Globo de Ouro.

No ano de 2000, para além da participação no filme American Psycho, a atriz teve também uma sempre prestigiante participação na série Friends onde, durante dois episódios, interpretou Jill Green, a irmã mais nova de Rachel.

Com apenas 24 anos, a atriz já contava com participações em mais de uma dezena de filmes e numa das séries mais conceituadas de todos os tempos. A carreira parecia correr de feição, mas o ano seguinte mostrou que ainda existia margem para melhorar.

A sua interpretação de Elle Woods no filme Legally Blonde, que foi um sucesso de bilheteiras, valeu-lhe nova nomeação para um Globo de Ouro e mais um aumento significativo no reconhecimento da sua carreira e do seu potencial.

A carreira da atriz não abrandou, seguiram-se participações em diversos filmes como Sweet Home Alabama, Vanity Fair, um regresso em Legally Blonde 2: Red, White & Blonde e até uma passagem especial na série The Simpsons, onde deu voz a Greta Wolfcastle

Em 2005 a atriz teve um sucesso tremendo no filme Walk The Line, onde o seu papel de June Carter lhe valeu a conquista de diversos prémios, entre eles um Globo de Ouro e um Óscar.

No período pós-Óscar, participou em filmes como Penelope, Rendition, How Do You Know e This Means War.

Em 2012, a atriz criou a produtora Pacific Standard, que tinha como objetivo produzir filmes em que se destacassem fortes personalidades femininas. Os maiores destaques desta empresa foram Gone Girl e Wild, este último com a própria Reese Witherspoon como protagonista, papel que voltou a fazê-la ser nomeada para um Óscar.

Mais recentemente, entre 2015 e 2017, a atriz voltou a participar em vários filmes que fizeram sucesso, como foi o caso de Hot Pursuit, onde contracenou com Sofia Vergara.

No início de 2016 começou a ser gravado o primeiro grande projeto de Reese em televisão, Big Little Lies, em que a atriz volta a acumular as funções de produtora e protagonista. A série, que estreou em setembro de 2017, foi um dos maiores sucessos do ano e garantiu a renovação para uma 2.ª temporada, que contará com a presença de Meryl Streep. Algo que, de acordo com as palavras da própria Reese, a deixou maravilhada.

A atriz foi uma das muitas caras conhecidas do mundo da representação que afirmou recentemente ter sido vítima de assédio sexual no início da sua carreira, mais concretamente quando ainda era menor e tinha 16 anos.

A atriz e produtora fez recentemente uma nova aposta na sua carreira, dedicando-se desta vez à moda. Em parceria com a marca Eloquii, Reese anunciou já no decorrer deste mês de março, o lançamento de uma coleção de roupa Plus Size, marcando assim o início da sua carreira nesta nova vertente.

Aliado a isto, Reese já é há alguns anos parte integrante da Children’s Defense Fund, uma associação sem fins lucrativos, e é embaixadora global da Avon. Uma vida bastante ocupada, como se percebe.

Terminamos assim mais uma rubrica de Atores de Primeira à Segunda-Feira. Voltamos na próxima semana com um novo convidado!