Estamos de regresso para mais uma rubrica de Atores de Primeira à Segunda-Feira. Esta semana, selecionámos para a nossa rubrica a bela atriz britânica Michelle Dockery, Lady Mary Crawley na série Downton Abbey, onde foi nomeada para o Emmy de melhor Atriz em Série Dramática.

Michelle Dockery, atualmente com 36 anos, nasceu a 15 de dezembro de 1981 em Romford, Londres, tornado-se a mais nova das três filhas do casal Michael e Lorraine Dockery.

Michelle frequentou a Chadwell Heath Foundation School, tendo posteriormente estudado representação na Finch Stage School e na Guildhall School of Music and Drama, onde se formou em 2004.

Pouco tempo depois de concluir a sua formação, a atriz britânica teve a possibilidade de se envolver em vários projetos no mundo das séries. Logo no ano de 2005, Michelle participou em Fingersmith, Dalziel and Pascoe e Heartbeat.

Depois disso, e durante vários anos, Michelle acabou por se focar quase inteiramente no teatro, deixando de parte qualquer participação em filmes e séries. His Dark Materials, Pillars of the Community, Dying for It, Pygmalion e Hamlet, foram algumas das peças em que a atriz participou entre 2005 e 2010.

Após vários anos em cima do palco, Michelle Dockery acabou por começar em 2009 a fazer a transição para os filmes e séries. Nesse ano, a atriz participou em Waking the Dead e Return to Cranford, sendo parte de dois episódios de cada uma destas.

No ano seguinte, em 2010, Michelle via-se envolvida no projeto que lhe traria uma visibilidade que até então ainda não tinha alcançado, Downton Abbey, a série de televisão britânica de drama histórico produzida pela Carnival Films para o canal ITV, que se desenvolve na fictícia Downton Abbey (na realidade, a propriedade utilizada é o Highclere Castle), localizada em Yorkshire, e segue os Crawley, uma família aristocrática inglesa, e os seus criados, no início do século XX.

Michelle interpretou Lady Mary Crawley, uma personagem regular ao longo de toda a série e que obteve destaque, tendo a atriz sido uma das nomeadas para o Emmy de Melhor Atriz em Série Dramática em 2013 e 2014, apesar de nunca ter sido vencedora desse prémio. Em 2013, a estatueta foi entregue a Claire Danes pelo seu papel de Carrie Mathison em Homeland e em 2014 a Julianna Margulies pela sua prestação em The Good Wife.

Este papel, que durou até 2015, fez com que se abrissem as portas para a atriz, tendo, desde o fim de Downton Abbey, assegurado papéis de destaque em Good Behavior e Godless.

Em Good Behavior, Michelle interpreta o papel de Letty Raines, uma das personagens principais, a par de Javier Pereira, o assassino com quem Letty se envolve depois de ouvir uma discussão sobre um assassinato contratado quando se encontrava escondida num armário durante um assalto a um hotel. A série conta, para já, com duas temporadas completas, tendo tido início em 2016.

Também em Godless, minissérie de 7 episódios da Netflix, lançada globalmente a 22 de novembro de 2017, Michelle assume um dos principais papéis, ao interpretar Alice Fletcher, a dona do Rancho.

A série obteve um sucesso considerável sendo, por exemplo, considerada uma das 10 melhores séries do ano 2017 pelo The Washington Post e pela Vanity Fair.

Tendo apenas 36 anos e dada a sua ascensão nos últimos anos, é bem provável que ainda possamos ouvir falar muito desta bela atriz britânica que, para além das séries, tem também sido presença assídua em alguns filmes, como foram os casos de Hanna, Anna Karenina e Non-Stop.

Damos assim por finalizada a rubrica desta semana de Atores de Primeira à Segunda-Feira. Voltamos com mais uma edição na próxima semana!