Para quem não pôde acompanhar a rubrica em direto na nossa página do facebook, aqui fica a edição desta semana:

#1 Boa noite! Chegou a hora de mais um “Atores de Primeira à Segunda-Feira”. Hoje trazemo-vos Kevin Bacon, nascido a 8 de Julho de 1958 em Filadélfia, nos EUA. Fiquem connosco para saber mais sobre o percurso deste ator!

#2 A primeira aparição televisiva de Kevin Bacon foi em Search For Tomorrow, em que interpretava Tom Adamson. Search For Tomorrow foi uma telenovela americana, emitida pela CBS, a partir de 1951. Passou a ser transmitida pela NBC em 1982, e foi, na época, o programa televisivo (excetuando noticiários) que mais tempo esteve no ar, tendo terminado em 1986.

#3 Seguiu-se Animal House, uma comédia de 1978, realizada por John Landis. O filme conta a história de um grupo de membros de uma fraternidade, de entre os quais Chip Diller (Kevin Bacon) que decide desafiar o reitor da sua faculdade. Embora inicialmente tenha tido algumas críticas negativas, acabou por ser classificado como um dos melhores do ano.

#4 Nos dois anos seguintes, Bacon participou em vários filmes como ator secundário, que não contribuíram grandemente para a sua fama. Porém, a Starting Over, The Gift e Hero At Large seguiu-se Friday The 13th, ainda em 1980, que aumentou a sua popularidade. O filme de terror sobre um grupo de adolescentes que são assassinados um a um quando tentam reabrir um parque de campismo abandonado. Jack, o personagem de Kevin Bacon, faz parte deste grupo.

#5 Ainda na procura da fama, participou nos filmes Only When I Laugh, Diner, Enormous Changes At The Last Minute e no filme televisivo The Demon Murder Case.

#6 É com o filme Footloose, em 1984, que Kevin Bacon alcança o estrelato. O seu papel principal como Ren McCormack, um adolescente que se muda para uma pequena cidade em que a música e a dança foram banidas, foi suficiente para que o ator recebesse o reconhecimento devido.

#7 Footloose gerou mais de 80 milhões em receitas, só nos EUA, e sofreu um remake em 2011, por parte da MTV. Esta versão foi protagonizada por Kenny Wormald e Julianne Hough.

#8 Entre 1986 e 1988, seguiram-se uma série de papéis principais no grande ecrã. Quicksilver, em que foi Jack Casey, que, depois de uma má decisão no seu trabalho na bolsa de valores, arranja um trabalho como mensageiro, foi o primeiro destes. Seguiu-se White Water Summer, em que Vic (Kevin Bacon), um guia, acompanha um grupo de amigos numa primeira experiência na natureza e End Of The Line, sobre o fecho de um caminho de ferro que indigna os funcionários. Por fim, Lemon Sky, em que Alan, o seu personagem, tenta fugir do seu passado, e She’s Having a Baby, sobre um casal de recém casados que não estão preparados para o que os espera.

#9 Após uma grande subida, Kevin Bacon encontrou uma barreira na sua carreira, com alguns filmes sem grande sucesso. Criminal Law e Queens Logic foram grandes falhanços de bilheteira.

#10 Nos anos 90, o ator conseguiu dois grandes papéis. Em Flatliners (1990) foi David Labraccio, um estudante de medicina que se dedica a experiências com a morte, e em He Said, She Said, no ano seguinte, foi Dan Hanson, protagonizando o filme ao lado de Elizabeth Perkins.

#11 Na mesma década, seguiram-se alguns papéis secundários com sucesso para Bacon. Foi um prostituto homossexual, Willie O’Keefe, em JFK (1991) e ainda um advogado de acusação, Captain Jack Ross, no drama A Few Good Men (1992).

#12 As nomeações para prémios começaram a chegar ao ator em 1994, com The River Wild, em que contracenou com Meryl Streep. Bacon foi nomeado para um Emmy por melhor interpretação como ator secundário. Murder In The First (1995), valeu-lhe o Broadcast Film Critics Association Award. No mesmo ano, protagonizou ainda o êxito Apollo 13.

#13 Em 1994, participou num episódio de Frasier, no episódio “Adventures In Paradise Part 2”, como Vic.

#14 Kevin Bacon continuou a demonstrar versatilidade, encarnando papéis obscuros como o de Sleepers (1996), e românticos, como o de Picture Perfect (1997), filme em que contracenou com Jennifer Aniston.

#15 A estreia de Bacon como realizador deu-se em 1996, com o filme televisivo Losing Chase, que foi nomeado para três globos de ouro. Ainda na mesma década, participou em Digging To China (1997, Ricky Schroth), Telling Lies in America (1997, Billy Magic), Wild Things (1998, Ray Duquette) e Stir Of Echoes (1999, Tom Witzky).

#16 As participações de Bacon em filmes na primeira década deste século são numerosas. Destas destacam-se a participação em Hollow Man (2000, Sebastian Caine), Trapped (2002, Hickey), e The Woodsman (2004), em que foi aclamado pelo seu papel principal como pedófilo.

#17 2007 foi um ano cheio para o ator, com estreias dos filmes Where The Truth Lies (Lanny), em que contracenou com Colin Firth, Rails And Tiles (Tom Stark), Death Sentece (Nick Hume), The Air I Breathe (Love) e da curta metragem Saving Angelo (Brent).

#18 Em 2009, protagonizou o drama histórico da HBO Taking Chance. Esta participação deu ao ator um Golden Globe e um Screens Actor Guild Award.

#19 Kevin Bacon participou em X Men: First Class, como Sebastian Shaw, em Elephant White, como Jimmy, e ainda em Crazy, Stupid, Love., como David Lindhagen, em 2011.

#20 A série mais conhecida de Kevin Bacon é The Following, que protagonizou entre 2013 e 2015. Após três temporadas, a série que se centra em Ryan Hardy, um agente do FBI, foi cancelada. O ator ganhou um Saturn Award For Best Actor In Television pelo seu papel.

#21 A série começa com a tentativa de re-captura de Joe Carroll (interpretado por James Purefoy), um serial killer com um culto de seguidores, por parte de Ryan Hardy, que tinha sido responsável pela primeira encarceração. A primeira temporada acaba com a presumível morte do assassino.

#22 Durante a segunda temporada, Joe Carroll, ainda vivo, junta-se a Lily Gray (Connie Nielsen), outra assassina com o seu próprio culto de seguidores que trata como filhos adotivos, incluíndo os gémeos Mark e Luke. Juntamente com a sobrinha Max, Ryan continua a sua perseguição, culminando com a morte de Lily e a prisão de Joe.

#23 A terceira e última temporada acompanha a vida de Ryan depois de ter cumprido o seu objetivo. Embora Joe esteja preso, o seu mentor, Arthur Strauss, demonstra ter treinado mais jovens para o mesmo fim, de entre eles Theo, que rapidamente se torna uma ameaça, bem como Mark, que quer vingar a morte da sua mãe.

#24 O novo filme do ator, Cop Car, estreia a 7 de agosto de 2015 nos EUA. A história é a de um sherife de uma pequena cidade que persegue duas crianças que roubaram o seu carro.

Chega agora ao fim esta rubrica sobre Kevin Bacon. Esperamos que tenham gostado!