Não conseguiste acompanhar a rubrica através do nosso facebook? Não há problema, aqui está a edição desta semana!

#1 Muito boa noite, sejam bem-vindos a mais um “Atores de Primeira à Segunda-Feira”! A nossa escolha de hoje é a atriz Kate Walsh.

#2 Kate nasceu a 13 de outubro de 1967 em San Jose, Califórnia, filha de Angela C., descendente de italianos, e de Joseph P. Walsh, um irlandês nativo de Navan, em County Meath. Nos estudos, Walsh frequentou a Catalina Magnet High School durante três anos antes de se transferir e graduar na Rincon High School. Mais tarde estudou na Universidade do Arizona, onde viria a envolver-se no teatro regional.

#3 Antes de se estrear atrás das câmaras, Walsh trabalhou nas cadeias de restaurantes Burger King e Dairy Queen. Na década de 80 foi modelo no Japão, onde deu também aulas de inglês.

#4 Tempos depois, voltou aos Estados Unidos, para Chicago, onde viria a trabalhar no Piven Theatre Workshop, tendo participado numa peça de rádio da estação National Public Radio. Mais tarde mudar-se-ia para Nova Iorque, juntando-se ao grupo de comédia Burn Manhattan em 27 de junho de 1987, participando em várias peças Off-Broadway.

#5 A sua estreia no cinema deu-se no filme Normal Life, onde interpreta Cindi Anderson, irmã de Chris Anderson (Luke Perry), um ladrão de bancos.

5

#6 Já no mundo das séries, em 1996 a atriz tem pequenas participações em Homicide: Life on the Street e em Law & Order.

#7 O seu primeiro papel de maior relevo seria no ano seguinte na série The Drew Carey Show, onde é Nicki Fifer, a paixão de Drew Carey (Drew Carey). Walsh participou em 21 episódios da série entre 1997 e 2001.

#8 No ano de 2000, a atriz é Jenny, o interesse amoroso de Norm Macdonald (Norm Henderson), na série The Norm Show. Interpretou também Carol Nelson em quatro episódios de The Mind of the Married Man.

#9 2005 é o ano em que a atriz consegue um dos seus papéis mais duradouros em séries. Kate é a Dr.ª Addison Montgomery na série da ABC, Grey’s Anatomy.

#10 Addison Adrienne Forbes Montgomery é a ex-mulher do neurocirurgião Derek Shepherd (Patrick Dempsey), o a quem traiu com o melhor amigo deste, o cirurgião plástico Mark Sloan (Eric Dane). Addison é uma cirurgiã neonatal de classe mundial.

10

#11 Kate participou em 59 episódios de Grey’s Anatomy entre 2005 e 2012, mas a sua interpretação da personagem não se ficou por aí. A atriz deu vida à médica também no spin-off de Grey’s, Private Practice que, aliás, protagonizou.

#12 Em 2014, Kate decidiu fazer algo diferente e estreou-se na produção de uma série. Para além de ser Rebecca Wright na série de comédia Bad Judge, é também produtora da mesma, tendo produzido 7 dos 13 episódios, incluindo o piloto.

#13 Infelizmente Bad Judge não foi bem recebida pela crítica e pelo público, tendo sido cancelada após a 1.ª temporada. Destaque também para a sua participação em Fargo, onde interpreta Gina Hess em quatro episódios.

#14 Em futuros projetos, Kate será Mrs. Baker na série Thirteen Reasons Why, produzida pela cantora Selena Gomez e inspirada no romance de 2007 de Brian Yorkey com o mesmo nome. A série tem lançamento previsto ainda para este ano, na Netflix.

#15 Damos por terminada a rubrica de hoje com esta fotografia da atriz juntamente com o restante elenco da série Grey’s Anatomy.

GREY'S ANATOMY - (Standing) Isaiah Washington as "Dr. Preston Burke," Ellen Pompeo as "Meredith Grey," Patrick Dempsey as "Dr. Derek Shepherd," Kate Walsh as "Dr. Addison Shepherd," T.R. Knight as "George O'Malley," Justin Chambers as "Alex Karev," Chandra Wilson as "Miranda Bailey," James Pickens, Jr. as "Dr. Richard Webber," (Sitting) Sandra Oh as "Cristina Yang" and Katherine Heigl as "Isobel 'Izzie' Stevens" star on "Grey's Anatomy" on the ABC Television Network. (ABC/FRANK OCKENFELS) (STANDING) ISAIAH WASHINGTON, ELLEN POMPEO, PATRICK DEMPSEY, KATE WALSH, T.R. KNIGHT, JUSTIN CHAMBERS, CHANDRA WILSON, JAMES PICKENS, JR.; (SITTING) SANDRA OH, KATHERINE HEIGL