Esta semana, a rubrica Atores de Primeira à Segunda-feira dedica-se a conhecer melhor a vida e carreira do ator Josh Dallas.

À primeira vista, a escolha deste ator para figurar nesta rubrica pode parecer estranha, uma vez que a sua carreira televisiva não é ainda tão longa como a de outros atores que já por cá passaram… No entanto, é um ator que marcou o panorama das séries dos últimos anos ao dar vida ao Prince Charming de Once Upon a Time e cuja carreira tem uma forte dimensão cénica.

Josh Dallas nasceu a 18 de Dezembro de 1978, no Estado do Kentucky, nos Estados Unidos da América.

Aos 16 anos, o jovem Josh recebeu uma bolsa para estudar representação no Mountview Conservatoire for the Performing Arts, em Londres; tratava-se da Sarah Exley Scholarship, uma bolsa que é oferecida apenas a 1 estudante americano a cada 3 anos.

E como vos dissemos, a carreira de Dallas pode parecer curta, se olharmos apenas para as aparições televisivas e cinematográficas. No entanto, o ator já representou em vários teatros de renome, nomeadamente na Royal Shakespeare Company, no Royal National Theatre, na The English National Opera, no The New Shakespeare Company e no The Young Vic.

Mas como o que por cá mais nos interessa é tudo o que se relaciona com séries (e cinema, também), vamos deixar-vos apenas algumas curiosidades sobre o ator a nível pessoal e saltar depois para a sua carreira no grande e no pequeno ecrã.

Como certamente vários fãs (se não todos os fãs) deste ator saberão, Dallas casou em 2014 com a atriz Ginnifer Goodwin, a sua cara metade em Once Upon a Time. Actualmente o casal ainda está junto e tem já dois filhos.

ginnifer-goodwin-josh-dallas

Poderão não saber, no entanto, que o ator já tinha sido casado antes (entre 2007 e 2012), com a também atriz Lara Pulver.

Saltando então para a carreira profissional de Josh, vamos começar pelas participações do ator no Universo do Cinema, onde o seu percurso começou com o filme de 2008, 80 Minutes.

E a este seguiram-se The Boxer (2009), The Descent: Part 2 (2009), Thor (2011) e Red Tails (2012).


Para além destes, Dallas usou ainda a voz no filme Ghost Machine (2009) e no filme de animação Zootopia (2016).

Já em televisão, Dallas começou com pequenas participações em diferentes séries, entre 2006 e 2012. Nomeadamente em Ultimate Force (2006), Doctor Who (2008), Money (2010), Hawaii Five-0 (2010), CSI: Crime Scene Investigation (2011) e Trigger Point (2012).

Mas participou também nos filmes para televisão The Last Days of Lehman Brothers (2009) e Five (2011). E na curta Sidekick (2016).

O grande papel de Dallas em televisão, no entanto, foi em Once Upon a Time, onde interpretou não só o Prince Charming mas a sua versão não encantada, David Nolan, e o seu irmão gémeo, o Prince James.

Esta série valeu-lhe 3 nomeações, duas para os Teen Choice Awards (em 2012 e 2014) e uma para os People’s Choice Awards (em 2015).

Após a despedida deste Universo de contos de fada, Dallas partiu para o drama Manifest, cuja 1ª temporada estreou este ano, no dia 24 de Setembro, na NBC, pelo que já podem ver e partilhar connosco as vossas opiniões.

Esperamos que tenham gostado de conhecer melhor a carreira de Josh Dallas, dentro e fora do pequeno ecrã. Até porque para a semana cá estamos, com um novo Ator de Primeira à Segunda-feira!