Joseph Fiennes é o nosso ator escolhido para a rubrica Atores de Primeira à Segunda-Feira desta semana! Aos 48 anos, ele possui uma  filmografia extensa, onde constam grandes títulos tanto no mundo do cinema como das séries de televisão.

O ator vem de uma família de artistas, sendo irmão do também ator Ralph Fiennes, das realizadoras Martha e Sophie Fiennes e do compositor Magnus Fiennes. Ele tem ainda um irmão gémeo, chamado Jacob.

A sua carreira de ator começou a meio da década de 90, onde entrou em filmes como The Vacillation of Poppy Carew (1995), um telefilme que marca a sua estreia, Stealing Beauty (1996), Elizabeth (1998) e Shakespeare in Love (1998), filme no qual interpreta o papel de William Shakespeare, que lhe valeu uma nomeação para os BAFTA Awards, na categoria de Melhor Ator, e o Screen Actors Guild Award de Melhor Performance de um Protagonista Masculino.

Já no virar do milénio protagoniza, ao lado de Jude Law, o filme de guerra Enemy at the Gates, no papel do Comissário Danilov.

joseph fiennes merchant venice

Entre vários filmes ao longo dos primeiros anos do novo milénio, destaca-se o seu regresso ao universo de Shakespeare, em 2004, quando entra no filme The Merchant of Venice (O Mercador de Veneza) como Bassanio, num elenco rico com Al Pacino, Lynn Collins e Jeremy Irons.

Destaca-se ainda a sua participação em longas metragens como: Goodbye Bafana, um filme baseado na história de um sul-africano racista cuja vida foi profundamente alterada por um prisioneiro chamado Nelson Mandela, que guardou durante vinte anos; The Red Baron, uma história baseada na vida de Manfred Von Richthofen, um combatente da Primeira Guerra Mundial; e Against The Current, um filme sobre um homem com um passado trágico que, com a ajuda de dois amigos, decide nadar a todo o comprimento do rio Hudson.

flashforward

Em 2009, Fiennes estreia-se nas séries, ao ganhar o papel principal em FlashForward, dando vida ao personagem Mark Benford. FlashForward foi uma série muito badalada, vencedora de um Emmy, cuja história se foca numa equipa do FBI que investiga o que está por detrás de um acontecimento estranho, que fez com que todas as pessoas na Terra desmaiassem simultaneamente e acordassem com uma pequena visão do seu futuro.

Apesar da premissa original e interessante, FlashForward não conseguiu superar as expectativas com o desenrolar dos episódios e acabou por ser cancelada após a 1.ª temporada, abrindo caminho para que Fiennes procurasse novos projetos.

Em 2011, entra no elenco da série da Starz, Camelot, como Merlin, o responsável por, após a morte do Rei Uther, apontar Artur como novo rei da Bretanha em oposição à sua ambiciosa meia-irmã. Também esta série não durou mais que uma temporada.

joseph fiennes american horror story

No ano seguinte, Fiennes entra no elenco da 2.ª temporada de American Horror Story: Asylum, no papel do Cardeal Timothy Howard.

Após a sua participação na antologia de Ryan Murphy, Fiennes volta aos filmes, dos quais se destacam Hercules (2014), com Dawyne Johnson, e Strangerland (2015), com Nicole Kidman. Em 2017, faz uma participação especial num episódio da série Urban Myths, no papel de Michael Jackson.

the handmaids tale waterford

E ainda no mesmo ano, entra no elenco da série onde o podemos encontrar atualmente: The Handmaid’s Tale. Na série da Hulu, baseada no livro de Margaret Atwood com o mesmo nome, Joseph Fiennes encarna o frio e dúbio Comandante Fred Waterford, um dos homens responsáveis pelo golpe que impôs o aparecimento da República de Gilead e dos seus costumes e um dos mais influentes no seu regime de fanatismo e hierarquias.

Os Waterfords são o casal aos quais é designada a handmaid June Osborne, agora chamada Offred, na qual a série se foca. Fred Waterford mostra-nos a hipocrisia e o alcance do poder e do privilégio de ser homem numa sociedade distópica totalitária e religiosa que força as mulheres férteis, as handmaids, a uma vida de servidão como objetos de procriação e as restantes aos papéis de Marthas (governantas e cozinheiras). As outras mulheres dividem-se em: Wives (as esposas dos comandantes), as Aunts (que treinam e regem as Handmaids), as Econowives (mulheres dos homens de classe mais baixa) e as Unwomen (prisioneiras que trabalham até à morte a limpar resíduos tóxicos nas chamadas Colónias). A série tem atualmente duas temporadas, tendo já sido renovada para uma terceira, a estrear no próximo ano.

E por aqui nos despedimos com Joseph Fiennes. Para a semana haverá mais um ator ou atriz neste nosso espaço! Até lá!