Olá! Bem-vindos a mais uma edição da rubrica “Atores de Primeira à Segunda-Feira”, desta vez sobre uma das atrizes do momento, Jaina Lee Ortiz.

Jaina Lee Ortiz é o nome artístico da atriz Jessica Ortiz, nascida a 20 de novembro de 1986.  Dada a sua paixão pelo palco, começou ainda em criança a ter aulas de dança, sobretudo ritmos latinos, e, com apenas 15 anos, tornou-se professora, o que a levou a viajar pelo mundo, não só como dançarina, mas também como instrutora de dança.

A estreia da atriz deu-se em 2004 no filme Sad Spanish Song, com o pequeno papel de Spanish Rice. O enredo do filme centra-se num homem britânico que consegue criar amizades duradouras nas situações mais inusitadas. Já em 2008 participa na curta-metragem High Voltage, onde representa uma dançarina.

Com um início de carreira complicado, inscreve-se, em 2010, na 2.ª temporada do programa Scream Queens da VH1. O prémio final consistiu numa participação no filme Saw 3D, contudo, Jaina fica-se pelo segundo lugar e perde mais uma oportunidade de ver o seu nome nos créditos de uma produção mais conhecida.

Em 2012, Jaina participa no filme Misfire no papel de I.C., uma mulher que pertence a uma liga de assassinas, mas nem tudo corre bem entre elas. Neste ano consegue ainda o papel de Petrona, durante seis episódios, na série The Shop. A série gira em torno de um salão de beleza que ambiciona ser o melhor da cidade. Já em 2013 participa na curta-metragem Laid Out.

2014 quase foi o ano em que conquistou um grande papel. Nesse ano, Jaina entrou num dos pilotos propostos pela Amazon, The After, onde desempenhava Marly Muñoz, uma de oito pessoas escolhidas para formar uma equipa improvável para sobreviver ao apocalipse que estava a começar. Graças ao sucesso do piloto, ainda em 2014, foram encomendados 8 episódios para a 1.ª temporada; contudo, nos inícios de 2015, a Amazon voltou atrás e cancelou a série.

Em 2015 conquista o papel da Detetive Annalise Villa, uma das protagonistas da série policial Rosewood. Ao seu lado está o Dr. Beaumont Darius, um patologista que vai ajudar a nossa heroína nos mais variados casos que ela investiga. Apesar do cancelamento da série após a 2.ª temporada, este é o papel que torna Jaina conhecida e que revoluciona a sua carreira.

rosewood

Em 2017, Jaina dois papéis, um na tv e outro no cinema. Em quatro episódios da série Shooter, Jaina foi Angela Tio, uma antiga colega do personagem principal, Bob Lee Swagger (Ryan Phillippe), um atirador profissional. Por sua vez, no filme Girls Trip, protagonizado por Regina Hall, Queen Latifah, Jada Pinkett Smith e Tiffany Haddish, ela representa-se a si mesma, bem como mais de uma dezena de músicos e atores que se vão cruzando com o elenco principal durante a sua viagem.

2018 acaba por marcar a grande oportunidade de Jaina consolidar a sua carreira. Entrou no episódio You Really Got a Hold on Me, da 14.ª temporada de Grey’s Anatomy, que marcou o lançamento do tão falado spin-off da série, Station 19. A tenente Andy Herrera, personagem de Jaina, é a personagem principal, uma importante profissional deste departamento de bombeiros, onde, além de salvarem vidas, se vão cruzando esporadicamente com alguns personagens bem conhecidos de Grey’s Anatomy.

Hoje ficamos por aqui, mas para a semana voltamos com mais um ator ou atriz das tuas séries favoritas!