Olá, boa noite e bem-vindos a mais uma edição da nossa rubrica “Atores de Primeira à Segunda-Feira”. A nossa escolha de hoje é Gustaf Caspar Orm Skarsgård, que nasceu em Estocolmo, na Suécia, há 37 anos, filho de um pai ator, Stellan Skarsgård, e uma mãe médica. Seguindo os passos do pai, e também dos irmãos Alexander e Bill, Gustaf seguiu a carreira de ator.

gustaf-kid

Em 1989, com apenas nove anos, Gustaf estreou-se como ator no filme sueco Codename Coq Rouge.

Depois de ter concluído os estudos na Teaterhögskolan, uma escola de teatro, Gustaf entrou no Royal Dramatic Thetre, no seu país natal. Aí, ele interpretou várias peças de Shakespeare, Chekhov e Söderberg.

gustaf skarsgard patrik 1,5

Patrik 1.5

Entre vários títulos suecos em que o ator foi aparecendo, destacam-se o filme Evil, de 200,3 e Patrik 1.5, de 2008. Gustaf foi nomeado para os Guldbagge Awards por ambos os papéis. No entanto, só mais tarde, em Förortsungar, é que o ator acabaria por receber este prémio, na categoria de Melhor Ator.

gustaf arn

Gustaf já interpretou o papel de rei da Suécia em duas épocas históricas diferentes. Primeiro, o Rei Karl XI, do século XVII, na minissérie Snapphanar, e posteriormente o Rei Knut Eriksson I, do século XIII, no filme Arn: Riket Vid Vägens Slut.

Vikings-Floki
Em 2012, quando se juntou ao elenco da série do canal History, Vikings, Gustaf Skarsgård passou a ser reconhecido e aclamado internacionalmente. Lá dá vida ao excêntrico e devoto construtor de barcos e navios, Floki, o melhor amigo de Ragnar Lothbrok, o protagonista, e os seus navios criaram uma revolução na construção naval e permitiram as grandes descobertas e conquistas de Ragnar.

Floki considera-se descendente direto do deus Loki e é baseado remotamente na figura histórica de Hrafna-Flóki Vilgerðarson, o primeiro nórdico a navegar até à Islândia.

gustaf westworld
Vikings proporcionou a Gustaf o salto para o mundo de Hollywood e, já no presente ano, o ator entrou no elenco da 2.ª temporada de Westworld, no papel de Karl Strand, o chefe da equipa de segurança que é chamado ao parque após os eventos finais da 1.ª temporada.

Nós por cá apostamos que a sua carreira ainda está em ascensão, resta aguardar para ver o que o futuro lhe reserva. Quanto a nós, estamos de volta na próxima semana com mais uma edição da rubrica.