Não conseguiste acompanhar a rubrica através do nosso facebook? Não há problema, aqui está a edição desta semana.

#1 Olá, muito boa noite, sejam bem-vindos a mais uma edição de “Atores de Primeira à segunda-feira”! Hoje vamos falar da atriz Geena Davis.

#2 Virginia Elizabeth Davis, mais conhecida com Geena Davis, nasceu a 21 de janeiro de 1956 em Wareham, no estado americano de Massachusetts.

#3 Desde cedo, Geena se interessou pela música, tendo aprendido a tocar piano e flauta e chegou também a tocar órgão na sua igreja em Wareham.

#4 Frequentou a Wareham High School e fez intercâmbio na cidade de Sandviken, na Suécia, onde se tornou fluente em sueco. Graduou-se em 1979 em drama na Boston University.

#5 Antes de ser atriz, Davis era modelo, mas em 1982 tudo mudou quando o realizador Sydney Pollack lança Geena pela primeira vez no cinema, no filme Tootsie.

#6 No ano seguinte, a atriz tem uma pequena participação no episódio K.I.T.T. the Cat, o sétimo da 2.ª temporada de Knight Rider.

#7 Davis foi também Wendy Killian na série Buffalo Bill, tendo entrado em 26 episódios da série, chegando mesmo a escrever um dos episódios, Miss WBFL.

7

#8 Em 1985, a atriz é Sara McKenna na série Sara, uma comédia que contou apenas com uma temporada de 13 episódios.

#9 Três anos depois de Sara, a atriz entra no filme The Accidental Tourist, participação que lhe garantiu a nomeação e consequente conquista do Óscar de Melhor Atriz Secundária.

#10 Continuando nos filmes, em 1999, Davis é Mrs. Little no filme Stuart Little, personagem essa que volta a interpretar nos dois filmes seguintes da saga, Stuart Little 2 (2002) e Stuart Little 3: Call of the Wild (2005).

#11 Entre 2005 e 2006, Geena Davis foi protagonista de Commander in Chief, onde interpretou a Presidente Mackenzie Allen em todos os 19 episódios desta série.

#12 Após uns anos ausente da representação, em 2012 volta às séries na minissérie Coma, realizada por Mikael Salomon e produzida por Riddle Scott. O seu papel é aqui o da Dr.ª Agnetta Lindquis.

#13 Recentemente, a atriz entrou na 11.ª temporada de Grey’s Anatomy, onde interpretou a Dr.ª Nicole Herman, uma cirurgiã com um tumor cerebral e em risco de vida.

#14 Em 2015, foi anunciado que a atriz faria parte da adaptação ao cinema de Marjorie Prime, onde contracena com Jon Hamm.

14

#15 Em 2016, Davis junta-se ao elenco da série The Exorcist, inspirada no icónico filme de 1973, onde dá vida a Angela Rance.

#16 Angela mudou o seu nome para tentar encontrar a paz e o anonimato. A atriz entra nos 10 primeiros episódios da série.

#17 No futuro, poderemos ver a atriz no filme Don’t Talk To Irene, a estrear este ano.

#18 Damos, com esta foto do elenco de The Exorcist, como terminada a rubrica de hoje.

18