Olá, boa noite a todos e bem-vindos a mais uma edição da nossa rubrica “Atores de Primeira à Segunda-Feira”. A nossa escolha de hoje é Elizabeth Olsen, sendo Chase o seu nome do meio. Nascida a 16 de fevereiro de 1989 em Sherman Oaks, na Califórnia, Elizabeth ganhou popularidade pelo seu papel de Wanda Maximoff, a Scarlet Witch, em vários filmes da Marvel. A sua presença no mundo das séries é mais recente, mas as críticas que recebeu graças a Sorry For Your Loss têm sido bastante positivas. Para os mais distraídos, a jovem atriz é a irmã mais nova de Mary-Kate e Ashley Olsen, que serão certamente bem conhecidas de quem nasceu nos anos ’90.

A carreira de Elizabeth começou bem cedo, precisamente em projetos como The Adventures of Mary-Kate and Ashley e How the West Was Fun, das irmãs mais velhas.

Elizabeth Olsen The Adventures of Mary-Kate & Ashley

No entanto, o seu trabalho mais a sério no mundo da representação começou vários anos mais tarde, já em 2011, no aclamado filme Martha Marcy May Marlene. Aí ela dá vida à protagonista, Martha, uma jovem a lidar com vários traumas depois de ter feito parte de uma seita. Martha é então acolhida em casa da irmã, interpretada por Sarah Paulson, e do marido desta (Hugh Dancy).

Nesse mesmo ano, Elizabeth protagoniza novo filme, mas dentro do género de terror, Silent House, que se centra numa rapariga que fica presa na casa de férias da família, vítimas de forças sobrenaturais. O filme é um remake de um original do Uruguai e que se diz ter sido inspirado em incidentes reais ocorridos numa aldeia do país, nos anos ’40.

Num registo de comédia musical, Elizabeth entra em Peace, Love & Misunderstanding, para encerrar o ano de 2011. Lá dá vida a Zoe, a filha da protagonista. A história anda à volta de uma advogada que, depois de descobrir que o marido quer o divórcio, decide levar os dois filhos adolescentes com ela para verem a materna avó hippie (com quem a própria não mantém uma relação há muito), que vive numa aldeia encantadora.

Nos três anos seguintes, a atriz continua a fazer cinema, com destaque para alguns filmes onde teve mais protagonismo: Liberal Arts (Amor e Letras), onde faz par romântico com Josh Radnor; Very Good Girls (Boas Raparigas), no qual partilha as atenções com Dakota Fanning; In Secret, onde contracena com Tom Felton e Oscar Isaac; Oldboy, um thriller inspirado num original sul-coreano; e Godzilla, que dispensa apresentações.

Um dos maiores marcos da carreira de Elizabeth prende-se com o seu papel de Wanda Maximoff/Scarlet Witch em vários filmes do Universo Cinematográfico da Marvel. A sua primeira participação neste mundo dos super-heróis dá-se em Avengers: Age of Ultron, em 2015, mas voltaria a dar vida à personagem em Captain America: Civil WarAvengers: Infinity War. Há ainda um novo filme dos Avengers a ser preparado, mas que ainda não tem nome e fala-se ainda na possibilidade de uma série centrada em Scarlet Witch.

avengers age of ultron scarlet witch elizabeth olsen

Novamente fora do universo da Marvel, recuamos a 2015, ano em que Elizabeth divide o protagonismo com Tom Hiddleston em I Saw the Light, um filme biográfico sobre o cantor de country Hank Williams. A atriz dá aqui vida à mulher, manager e também parceira de duetos de Hank.

Nos projetos que se seguem, a comédia dramática Ingrid Goes West, o aclamado Wind River e o menos conhecido Kodachrome, Elizabeth soma mais papéis de protagonista.

Numa altura em alta da sua carreira, a atriz chega ao mundo das séries ao ser escolhida como a estrela de Sorry For Your Loss, uma aposta do Facebook Watch que tem recebido boas críticas, nomeadamente pela interpretação de Elizabeth. No centro da trama está Leigh Gibbs, uma jovem viúva que lida com o sofrimento provocado pela morte do marido, ao mesmo tempo que se esforça por voltar a estabelecer relações com pessoas do seu passado. Não queremos estar a revelar muito sobre a série, mas aconselhamos a darem uma espreitadela.

Sorry for Your Loss

E assim terminamos mais uma edição da nossa rubrica com uma foto de Elizabeth com os colegas do elenco de Martha Marcy May Marlene, também eles caras bem conhecidas do mundo das séries.

Hugh-Dancy-Sarah-Paulson-and-Elizabeth-Olsen