A rubrica Atores de Primeira à Segunda-Feira desta semana é dedicada à atriz Debra Messing, que deu e dá vida a grandes personagens do Universo das séries, como Grace Adler, de Will & Grace e Julia Houston, de Smash, entre outras. Vamos conhecer um pouco melhor a atriz e explorar diferentes dimensões da sua carreira na televisão e no cinema.

Debra Lynn Messing nasceu a 15 de Agosto de 1968 em Nova Iorque, o mais novo elemento da família constituída pelo casal Sandra e Brian Messing, e o filho mais velho, Brett. A família ficou alguns anos em Nova Iorque antes de se mudar para a cidade de East Greenwich, em Rhode Island, onde Debra e o irmão cresceram.

Aqui, a jovem Debra começou a actuar em diversas peças organizadas no seu liceu, incluindo Annie e Fidler on the Roof. Nesta altura, para além de participar no concurso Junior Miss (tenho ganho em Rhode Island e participado na fase seguinte, no Alabama), Messing estou dança, teatro e canto. E, com o apoio da família, seguiu estudos universitários pelo caminho das artes liberais antes de prosseguir definitivamente a carreira de atriz.

Assim, Messing graduou-se com distinção em estudos teatrais pela Universidade de Brandeis, em Massachusetts, tendo continuado estudos na Universidade de Nova Iorque, onde foi uma das 15 estudantes seleccionadas para o prestigiado Graduate Acting Program, onde concluiu o seu mestrado.

E só para fechar o capítulo sobre a vida pessoal da atriz: Debra foi casada com o guionista e produtor Daniel Zelman entre 2000 e 2016, com quem tem um filho, Roman.

A carreira de Messing na televisão começou nos anos ’90 com a participação na série NYPD Blue (1994-1995), tendo continuado com pequenas participações em Partners (1995) e Seinfeld (1996-1997).

Mas o primeiro papel de maior regularidade de Messing na televisão foi na série Ned and Stacey (1995-1997), onde interpretou parte de um casal recém-casado, numa relação de puro interesse.

A esta seguiu-se a série de ficção científica Prey (1998), que teve apenas uma temporada, onde interpretou a Dra. Sloan Parker.

Entretanto, e ainda antes do sucesso que veio a ser a comédia Will & Grace, a atriz participou em diferentes filmes, entre os quais A Walk in the Clouds (1995), McHale’s Navy (1997) e Celebrity (1998).

Em 1998, arrancou uma das grandes viagens profissionais de Messing: Will & Grace. A comédia, que catapultou Messing e o seu co-protagonista, Eric McCormack, para os televisores de muitas casas pelo mundo fora, acompanha um par de melhores amigos nas suas relações amorosas, profissionais e de amizade um com o outro.

A série, onde Messing interpretou uma das personagens principais, Grace Adler, teve 8 temporadas entre 1998 e 2006, tendo regressado ao pequeno ecrã em 2017 para uma 9ª temporada, e tendo sido renovada para uma 10ª temporada, agora em exibição.

Mas nos anos de pausa entre as primeiras temporadas desta série e as mais recentes, Messing continuou a dar cartas, tanto no pequeno como no grande ecrã.

No Universo das séries, podemos encontrar a atriz em The Starter Wife (tanto na minissérie, em 2007, como na série, em 2008), em Smash (2012-2013) e The Mysteries of Laura (2014-2016).

Pelo meio, encontramos ainda a atriz em diversos filmes, tanto para cinema como para televisão, entre os quais Hollywood Ending (2002), Along Came Polly (2004), The Wedding Date (2005), Violet Purples (2007) e The Women (2008).

Já este ano, podem encontrar a atriz no thriller Searching.

E agora que o Natal está a chegar (certo, ainda falta, mas não tanto assim), fica ainda a referência ao filme Nothing like the Holidays (2008).

Como muitos grandes atores, Debra Messing também tem dado uso à voz para interpretar personagens animados, nomeadamente nos filmes Garfield (2004) e Open Season (2006) e na série Who Is? (2017).

Com esta carreira recheada, a atriz conta já com várias nomeações para diferentes prémios. São aliás, já 45 nomeações na manga, das quais resultaram 12 prémios vencidos.

Destas vitórias, destacamos o Emmy para Melhor Atriz, em 2oo3, pela sua prestação na série Will & Grace e o prémio GLAAD de excelência nos media, em 2017.

Esperamos que tenham gostado de conhecer melhor esta atriz e a sua carreira no grande e no pequeno ecrã. Para a semana há mais!