Peaky Blinders é uma série britânica baseada nas proezas de um dos históricos gangues de Birmingham, os Peaky Blinders, no período após a I Guerra Mundial. Na série, os Peaky Blinders são liderados pela família cigana Shelby, encabeçada por Thomas “Tommy” Shelby. Tommy é o estratega da família, apoiado pela sua tia Polly e seguido pelos seus quatro irmãos. À medida que os planos de Tommy resultam e o gangue ganha força, o inspetor Campbell torna como sua missão pessoal detê-los, dando início a vários esquemas e reviravoltas de ambos os lados, que tornam Peaky Blinders uma série aliciante a não perder. A série da BBC conta já com 4 temporadas, tendo sido renovada para uma quinta, com estreia prevista para 2019.

.
Personagens:

Peaky-Blinders-3-Thomas-Shelby-Cillian-Murphy

Tommy Shelby (Cillian Murphy) – É o patriarca da família Shelby e líder dos Peaky Blinders. Lutando internamente com as mazelas psicológicas que lhe foram deixadas pela guerra, Tommy foca a sua inteligência, astúcia e determinação em criar um império a partir da sua família e do seu gangue.

608jpeg

Polly Gray (Helen McCrory) – Gray do marido, Polly é uma Shelby de sangue e a matriarca da família. Tia dos irmãos Shelby, ela é a força por detrás de muitas das ações do gangue, e especialmente de Tommy, para além de ser a responsável pelas finanças da empresa que criam. Forte, determinada e sempre um passo à frente, é difícil saber o que esperar de Polly.

SUNDAYPEOPLE-PROD-Peaky-Blinders-ed

Arthur Shelby (Paul Anderson) – Arthur é o mais velho dos irmãos Shelby e o durão da família, que age mais com os músculos do que com o cérebro. Toma decisões imprudentes em boa parte do tempo, tendo que as resolver com base na força ou recorrendo ao auxílio dos seus irmãos. É o vice-presidente da Shelby Company Limited.

SamShepherdpeaky_3052607k

Chester Campbell (Sam Neill) – Campbell é o Inspetor Chefe designado por Winston Churchill para localizar e recuperar um conjunto de armamento que caiu nas mãos dos Peaky Blinders. Rapidamente ele gera um ódio pessoal e um sentimento de vingança contra Tommy Shelby e faz de tudo para tentar parar o seu gangue, incluindo introduzir uma espia na vida de Tommy para conseguir informações.

grace-train

Grace Burgess (Annabelle Wallis) – Grace era empregada no The Garrison Pub, o bar mais frequentado pela família Shelby, trabalhando no entanto como infiltrada para a polícia de Birmingham. A sua missão era aproximar-se de Tommy para entregá-lo à polícia, mas acaba por se envolver demasiado e ficar apaixonada pelo líder dos Peaky Blinders.

25ac057b14f93e0376e1a78196b8399e--peaky-blinders-mens-hairstyles

John Shelby (Joe Cole) – John é o terceiro dos irmãos Shelby. Esteve lado a lado com os seus dois irmãos, Tommy e Arthur, na guerra e isso levou-os a desenvolverem uma união para toda a vida. John é o mais equilibrado dos três, não sendo tão imprudente como Arthur, nem tão calculista como Tommy. Ainda assim, acaba por se revelar inteligente e disponível para um confronto físico sempre que se justifica (e até em situações em que não se justifica).

b7acabbc2d7df8a1db334df55503ea11

Ada Shelby (Sophie Rundle) – Ada é a quarta irmã do clã Shelby, sendo a única mulher. É comunista e acaba por se envolver com Freddie Thorne, amigo de longa data do seu irmão Tommy e um elemento importante da comunidade comunista. Ada acaba por se demonstrar contra o estilo de vida dos seus irmãos e tenta afastar-se. No entanto, vai percebendo ao longo da série que nem sempre é fácil afastar-se das consequências naturais de pertencer à família Shelby.

michael gray

Michael Gray (Finn Cole) – Michael é o único filho vivo de Polly, que lhe foi retirado quando ainda criança e dado a uma família adotiva. Depois de Tommy descobrir o seu paradeiro e o introduzir aos Shelby e à sua mãe biológica, Michael decide juntar-se a eles, tornando-se um importante membro da Shelby Company e contabilista, tal como a sua mãe.