É ela que nos carrega na sua barriga durante nove meses e, até ao resto dos seus dias, não temos ninguém que nos ame tanto como ela. Estamos obviamente a falar da nossa mãe. Pode parecer fácil, pode até parecer que elas fazem o seu papel como se já estivessem preparadas para isso há anos, mas a verdade é que o trabalho de uma mãe é repleto de improviso atrás de improviso.

Por isso, neste dia dedicado às mães, decidimos deixar-vos uma listas das melhores relações entre mães e filhos do mundo das séries.

mom-anna-faris-allison-janney

Bonnie e Christy (Mom)

Esta dupla de mãe e filha partilha tudo. Foram as duas mães muito jovens, tiveram problemas com drogas e álcool e foram terríveis a educar e cuidar dos seus filhos. A verdade é que quando começamos a ver esta série pensamos que a história seria sobre Christy a tentar educar os filhos enquanto lida com a sua problemática mãe. Contudo, com o passar das temporadas, a relação entre as duas, além de ser tornar no foco de Mom, converteu-se numa ligação forte, única e divertida.

THE GOLDBERGS - "The Goldbergs" stars Wendi McLendon-Covey ("Bridesmaids") as Beverly, Jeff Garlin ("Curb Your Enthusiasm") as Murray, George Segal ("Don't Shoot Me") as Pops, Hayley Orrantia ("The X Factor") as Erica, Sean Giambrone as Adam and Troy Gentile ("Good Luck Chuck") as Barry. "The Goldbergs" was written and executive-produced by Adam F. Goldberg ("Breaking In," "Fanboys") and also executive produced by Doug Robinson. The pilot was directed by Seth Gordon ("Identity Thief," "Horrible Bosses"). "The Goldbergs" is from Adam Sandler's production company, Happy Madison, and is produced by Sony Pictures Television. (ABC/Eric McCandless) WENDI MCLENDON-COVEY, SEAN GIAMBRONE

Beverly e Adam (The Goldbergs)

Beverly é a mãe que ninguém quer, mas com que todos sonhamos. Apesar de sufocar os seus filhos até ao limite, todos adoramos a atenção em que ela se desfaz com eles. Adam é sem dúvida o seu favorito, o seu bebé e o seu protegido. Apesar de Beverly não conseguir controlar o seu impulso de se envolver na vida dos filhos, é a Adam que ela dispensa a sua maior atenção. Afinal, o seu snuggle monster está a crescer e apesar de Adam negar vezes sem conta, ele adora a atenção que a mãe lhe dá e aproveita-se disso constantemente. Mas uma coisa temos todos que concordar: Beverly é a melhor smother do mundo!

145971_8569 [www.imagesplitter.net]

Maya e JJ (Speechless)

Speechless é provavelmente uma das comédias mais me toca o coração. Os DiMeo lutam constantemente para que JJ tenha tudo o que merece, mas é Maya quem enfrenta o mundo para que as limitações físicas do filho não o impeçam de conquistar o mundo. Por vezes, no meio das piadas e risadas, esquecemo-nos o quão difícil é toda a situação, mas existem momentos que nos lembram. Não posso negar que fiquei com lágrimas nos olhos quando JJ disse que queria que Maya o acompanhasse à entrega do prémio do seu filme porque é a pessoa que mais luta por ele. E apesar de Maya por vezes exceder os limites, faz tudo com boas intenções.

images

Frankie e Axl (The Middle)

Frankie é provavelmente a mãe mais desnaturada da televisão, mas nem por isso deixa de ser uma das melhores. É preguiçosa, desinteressada e esquecida, “qualidades” que passou para o seu filho e menino de ouro, Axl. Apesar de Sue ser praticamente a filha perfeita e Brick o que precisa mais da sua atenção, é Axl que recebe o lugar especial aos olhos da mãe. É o filho mais velho que, debaixo de todo o sarcasmo, é um doce e, no fundo, adora a atenção da mãe. Apesar de Axl nem sempre ter paciência para os dramas da mãe, é Frankie quem ele acaba por procurar quando mais precisa. Frankie pode não ser a mãe perfeita para o resto do mundo, mas é sem dúvida a mãe perfeita para Axl.

Young-Sheldon-CBS-1

Sheldon e Mary (Young Sheldon)

Depois de mais de dez anos de The Big Bang Theory, podemos finalmente ter um olhar mais aprofundado sobre a relação entre Mary e Sheldon e, deixem-me dizer, é adorável! Sempre soubemos que Mary era a maior fã de Sheldon, mas agora podemos finalmente perceber o quão feroz ela foi durante a infância do filho. A inteligência e incapacidade de Sheldon de compreender situações sociais sempre o colocou num aperto, mas Mary nunca deixou que o filho ficasse mal e todo o seu carinho, amor e devoção são recíprocos; Sheldon respeita e adora a mãe.

FROM-FROALA-6bf290c9

Jessica e Evan (Fresh Off the Boat)

Jessica é provavelmente uma das mães mais aterrorizantes da televisão, mas isso não assusta de forma alguma Evan. A exigência, dedicação feroz e ambição da mãe são, na verdade, estímulos para Evan ser mais e melhor. A relação entre os dois vai além de mãe e filho e torna-os cúmplices em muitas aventuras. Aliás, a devoção de Evan em ser o favorito da mãe já o colocou em diferentes problemas com os irmãos mais velhos, mas isso não o detém. Um dia, Evan será médico/presidente e Jessica vai estar ao seu lado durante todo o caminho.

gloria-e-manny

Gloria e Manny (Modern Family)

Gloria veio sozinha para os EUA, apaixonou-se, teve Manny e… teve de o criar praticamente sozinha. Com a falta de preocupação de Javier, apesar de este amar o filho, foi Gloria que teve de meter “a mão na massa” e educar Manny sozinha. Os dois criaram uma ligação muito especial e o amor entre ambos por vezes chega ao assustador, mas a verdade é que durante anos eles só se tiveram um ao outro e nem mesmo o casamento com Jay, o nascimento de Joe e a ida de Manny para a universidade conseguiu destruir isso. Gloria e Manny continuam uma dupla unida, que se apoia constantemente.

AH 10.2

Katie e Anna-Kat (American Housewife)

Anna-Kat é sem dúvida uma criança especial e todos os seus tiques levavam qualquer um à loucura, mas a sua mãe adora-a tal como ela é e não hesita em gritar ao mundo que ela é a sua favorita. A verdade é que Katie odeia Westport, a terra das mães ricas, donas de casa e de rabos pequeninos, mas Anna-Kat precisa do apoio da psicóloga da escola para trabalhar na sua POC (Perturbação Obsessiva-Compulsiva) e, por isso, Katie faz o sacrifício de viver no último sítio onde gostaria de estar. E Anna-Kat agradece à mãe provando-lhe que a aceita tal como ela é. As duas têm uma relação especial e adorável, repleta de abraços, amor e póneis.

WB's GILMORE GIRLS (Season 3) "Let The Games Begin" (Episode #308) Image #GG308- 41FC2965 Pictured (left to right): Alexis Bledel as Rory Gilmore, Lauren Graham as Lorelai Gilmore Photo Credit: © The WB / Mitchell Haddad

Lorelai e Rory (Gilmore Girls)

Lorelai é sem dúvida uma das mães mais históricas da TV. Gilmore Girls foi uma das séries mais faladas na altura e ainda hoje permanece como um ícone nas relações de mães e filhas. Mãe solteira, nunca foi fácil para Lorelai cuidar de Rory, mas com muito esforço e dedicação ela conseguiu educar a filha. A relação entre este duo não se baseava apenas na ligação de sangue, mas sim em amizade e respeito mútuo. Não importa quantos anos passem, todos iremos sempre lembrar Lorelai e Rory com muito carinho.

marge_with_maggie__by_leif_j

Marge e Maggie (The Simpsons)

Marge é provavelmente uma das mães mais fortes da TV. Depois de mais de 25 anos a aturar as loucuras de Bart Simpson e as manias de Lisa, tudo o que Marge precisava era de uma filha como Maggie. Maggie é calma, carinhosa e divertida. As duas tem uma relação tão forte que conseguem praticamente ler os pensamentos uma da outra. Apesar de negar muitas vezes, Marge tem Maggie como a sua filha favorita, mas com uma casa de loucos como aquela, quem não iria ter a filha mais calma como favorita?

Menção Honrosa

1

Claire e os Dunphy (Modern Family)

Há vários anos que Claire Dunphy ocupa o primeiro lugar no pódio das melhores mães da TV e, por isso, não podia deixar de lhe dar esta menção honrosa. Mãe de três, Claire sacrificou tudo pelos filhos: a sua carreira, a sua vida social, a sua sanidade mental… Brincadeiras à parte, com Haley, Alex e Luke tão diferentes uns dos outros e tão especiais cada um à sua maneira, não foi fácil para Claire conseguir educar os três de forma tão positiva. Foi a forma como eles lhe provaram que eram capazes de continuar a vida deles sozinhos que permitiu a Claire voltar a trabalhar e tornar-se uma excelente presidente da empresa. Bem sucedida em todos os pontos da sua vida, Claire é um exemplo para todas as mães e para os seus filhos. Apesar da sua relação com eles ir variando, Haley, Alex e Luke já mostraram que a mãe é o seu porto seguro e não hesitam em correr para os seus braços quando mais precisam.

Feliz dia da mãe a todas as nossas mães seriólicas!

Beatriz Pinto