Boa noite, caros seriólicos! Sejam bem-vindos a mais uma edição da rubrica Atores de Primeira à Segunda-Feira! O escolhido desta semana é Zach Braff, um ator americano que já conquistou o seu lugar no coração dos fãs de comédia. Vamos dar uma vista de olhos pela carreira do ator?

Braff nasceu em Nova Jérsia Jersey a 6 de abril de 1975. No que diz respeito ao campo familiar, o pai de Zach é advogado e professor de sociologia e a mãe é psicóloga clínica. Apesar de separados, os seus pais mantêm uma relação amigável. A título de curiosidade também, com dez anos, Braff foi diagnosticado com Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Zach pertenceu à Stagedoor Manor, um centro de artes performativas para jovens atores, onde conheceu Josh Charles, Natalie Portman, Mandy Moore e Joshua Radin. Em 1997, terminou o curso na Universidade de Comunicação do Noroeste.

Um dos seus primeiros papéis foi em High, uma comédia proposta à NBC que incluía nomes como Gwyneth Paltrow e Craig Fegurson. Contudo, a série recebeu luz verde e o piloto nunca foi revelado.

Em 1993, Braff apareceu num filme de Woody Allen, Manhattan Murder Mistery, que se foca na investigação da morte de uma mulher por um casal vizinho.

Em 2001, começou a dar vida a J.D. na aclamada comédia médica, Scrubs, o papel em televisão que impulsionou a sua carreira.

No entanto, Braff não foi apenas um dos personagens principais do elenco da série, tendo realizado também vários episódios. De destacar também que a sua prestação como ator lhe valeu três nomeações para os Golden Globes e uma para os Emmy.

Em 2004, escreveu, realizou, produziu e protagonizou o filme Garden State, onde dá vida a Andrew Largeman, um aspirante a ator/empregado de mesa, que regressa a casa depois de a mãe falecer. Aqui o ator contracena com Natalie Portman, que já conhecia dos tempos em que frequentou a Stagedoor Manor.

Braff baseou o filme em experiências pessoais e a banda sonora também foi escolhida por ele. O filme foi galardoado com um Grammy Award, precisamente por Melhor Compilação num álbum de banda sonora.

Em 2009, Braff abriu o restaurante Mermaid Oyestar Bar na cidade de Nova Iorque, juntamente com o seu amigo e chef Laurence Edelman.

Em 2018, estreou Alex Inc., uma série de comédia onde Braff dá vida a Alex Schuman, um jornalista de rádio casado e com dois filhos que decide despedir-se do seu emprego e começar a sua própria empresa.

Por hoje é tudo! Até à próxima segunda-feira, seriólicos!