1. Olá, boa noite e bem-vindos a mais uma edição da nossa rubrica “Atores de Primeira à Segunda-Feira”. A nossa escolha de hoje é Taylor Kitsch, conhecido sobretudo pelo seu trabalho em séries como Friday Night Lights, True Detective e Waco. Taylor nasceu a 8 de abril de 1981, em Kelowna, situada na província de Colúmbia Britânica, no Canadá. Os pais de Taylor separaram-se quando ainda era bebé e então ele cresceu com a mãe e dois irmãos mais velhos, Brody e Daman.

2. Aos três anos, Taylor começou a praticar hóquei no gelo. Jogou na liga júnior pelos Langley Hornets, mas teve que abandonar o desporto devido a uma lesão no joelho. Depois disso, foi para a Universidade de Lethbridge, onde estudou nutrição e economia. Em 2002, depois de ter sido descoberto no Canadá, mudou-se para Nova Iorque para trabalhar como modelo. Estudou ainda representação e foi também nutricionista e personal trainer. Dois anos depois foi para Los Angeles, onde trabalhou com marcas como a Diesel e a Abercrombie & Fitch e com a agência Nous Modeling Management. No entanto, ao fim de algum tempo em L.A., Taylor decidiu voltar para o Canadá para estar com a família.

3. A carreira de Taylor no mundo da representação começou em 2006, com uma participação num episódio da série canadiana Godiva’s. Aliás, esse foi um ano em cheio para o ator, que marcou ainda presença no episódio piloto de Kyle XY e em filmes como John Tucker Must Die (Morre Pinga Amor!), Snakes on a Plane (Serpentes a Bordo) e The Covenant (O Pacto). Neste último, executou todas as cenas mais físicas, não tendo precisado de um duplo.

the covenant

The Covenant

4. No entanto, é com Friday Night Lights, que também estreou em 2006, que Taylor se torna uma cara conhecida para os fãs de séries. FNL passa-se numa pequena cidade rural do Texas e centra-se numa equipa de futebol americano do liceu, os Dillon Panthers. Taylor interpreta Tim Riggins, uma das estrelas da equipa. Com uma situação familiar complicada, Tim refugia-se em copos, festas e raparigas.

Tim_Riggins

5. A série durou cinco temporadas e Taylor fez parte do elenco principal nas primeiras quatro. Na última, o seu papel foi apenas recorrente, mas Tim fica na história da série como um dos personagens mais icónicos. Com uma reputação de mulherengo, despreocupado e uma certa tendência para fazer a coisa errada, a verdade é que ele cresceu e mostrou ser alguém que é capaz de fazer sacrifícios por aqueles que ama. No Treinador Taylor viu um pouco da figura paternal que nunca teve, com Lyla conheceu o amor verdadeiro, em Tyra encontrou uma amiga colorida e um apoio e junto da sua equipa teve uma espécie de família alargada, porque não nos podemos esquecer de Billy, o irmão mais velho.

6. Em 2007, Taylor participou no Nautica Malibu Triathlon, para ajudar o Hospital Pediátrico de Los Angeles. Aliás, o ator tem dado atenção a várias causas relacionadas com crianças, apoiando atividades físicas para miúdos. Também participou num jogo de hóquei para celebridades onde ajudou a angariar dinheiro e a dar visibilidade à instituição Echoes of Hope, que lida com crianças no sistema de acolhimento. Taylor viajou também a África, nomeadamente ao Uganda e ao Quénia, com Connie Britton, colega de elenco em Friday Night Lights, onde ficou a conhecer a situação da African Children’s Choir, que acolhe crianças entre os 7 e os 10 anos, muitas delas órfãs devido à guerra, fome e doença.

Untitled-1

7. Taylor continuou a fazer cinema nos anos seguintes, entrando no drama Gospel Hill (2008), em X-Men Origins: Wolverine (2009) e em The Bang Bang Club (2010), que se baseia em acontecimentos reais e dá a conhecer a história de quatro foto-jornalistas que foram capturados nos últimos dias do Apartheid.

x men taylor-kitsch

8. Em 2012, o ator voltou a ter um ano em cheio, tendo entrado em três filmes, sempre como protagonista. Em John Carter dá vida ao personagem com o mesmo nome, um veterano da Guerra Civil Americana que se vê num planeta habitado por gigantescos bárbaros aos quais terá de escapar para sobreviver. Em Battleship (Batalha Naval) interpreta o Tenente Alex Hopper, um membro da Marinha americana. A Marinha, juntamente com um grupo de cientistas, vê-se atacada por extraterrestres invasores e terá de fazer o que estiver ao seu alcance para se proteger. Em Savages é Chon, um antigo membro da Marinha que, juntamente com o melhor amigo, com quem partilha a namorada, se vê ameaçado por um cartel de drogas mexicano.

9. Taylor continua a fazer cinema, marcando presença na comédia canadiana The Grand Seduction (Segmentos de Loucura), onde interpreta o Dr. Paul Lewis, um médico que, depois de ser apanhado pela polícia na posse de droga, se vê forçado a ir viver para uma pequena cidade em troca de não ser acusado pelo seu crime. Na vila, os habitantes debatem-se para sobreviver, já que o emprego é escasso, mas a possibilidade de uma fábrica se instalar lá é a sua esperança. No entanto, para tal acontecer, é exigido que na vila haja um médico a viver permanentemente e então será feito tudo o que for possível para convencer Lewis a ficar, mesmo que envolva uma série de mentiras e conluios. Já em Lone Survivor (O Sobrevivente) volta a dar vida a um membro da Marinha Americana que tem como missão capturar um conhecido líder talibã.

10. No currículo do ator não faltam curtas-metragens, nomeadamente Pieces, que Taylor produziu, escreveu, realizou e protagonizou. A trama dá-nos a conhecer um homem com uma enorme dívida de jogo que força o melhor amigo a navegar no submundo para o salvar. Esta curta vai ainda ser desenvolvida como longa-metragem e Taylor vai estar envolvido em todo o processo. Já The Dig conta a história de dois supostos empregados de limpeza que querem levar a cabo um roubo.

11. Em 2014 integra o elenco do tele-filme The Normal Heart, realizado por Ryan Murphy, que conta o crítico aumento de casos de SIDA e VIH entre 1981 e 1984, sob a perspetiva de um escritor e ativista.

the normal heart

12. O segundo marco da carreira televisiva de Taylor é o papel do Agente Paul Woodrugh na 2.ª temporada da série True Detective, que esteve longe de receber as boas críticas da temporada de estreia. A trama gira à volta do assassinato de um homem importante e corrupto e da investigação do crime, que fica a cargo de três polícias de diferentes departamentos.

true-detective-taylor

13. Pela primeira vez, em 2016, Taylor empresta a sua voz para um filme de animação, Bling (Super-Heróis), onde é Sam, um aspirante a herói que vai tentar salvar a sua cidade de um exército de robôs maléficos ao mesmo tempo que se esforça por conquistar o coração da sua paixoneta de infância.

14. Os seus mais recentes trabalhos em cinema são no thriller de ação American Assassin e no drama Only the Brave, dois filmes lançados no ano passado.

15. Ainda este ano, Taylor foi o protagonista da minissérie Waco, baseada na história verídica de uma seita religiosa liderada por David Koresh. Depois de alegações de posse de armas ilegais e abuso sexual de menores, o culto chamou a atenção da polícia e, em 1993, a sede no Texas foi cercada pelo FBI durante 51 dias e tudo culminou num grande incêndio e várias mortes.

Waco

16. Terminamos a edição desta semana da nossa rubrica com uma foto de Taylor com alguns dos colegas de elenco de Friday Night Lights. Esperamos que tenham gostado! Na próxima segunda estamos de volta com mais uma atriz ou ator do mundo das séries.

Untitled-2