Estamos de volta para mais uma rubrica de Atores de Primeira à Segunda-Feira, desta vez com a atriz Monica Raymund, que desde 2012 deu vida a Gabriela Dawson nas séries Chicago Fire, Chicago P.D. e Chicago Med.

Monica Raymund nasceu a 26 de julho de 1986 em St. Petersburg, no estado da Florida, EUA. A sua mãe foi uma das fundadoras da Soulful Arts Dance Academy e essa pode ter sido uma das maiores influências para o seu interesse pelo mundo das artes.

Depois de diversas participações em projetos de teatro, Monica estudou representação na Juilliard School, em Nova Iorque. Terminados os estudos, não demoraram a surgir as suas primeiras oportunidades no mundo das séries.

Em 2008, numa participação especial, fez parte da cena de abertura de um dos episódios de Law & Order: Special Victims Unit. Ainda no mesmo ano, Monica teve o seu primeiro papel regular numa série, Lie to Me, onde interpretou Maria Torres, uma espécie de detetor de mentiras humano. Durante três anos, entre 2009 e 2011,  participou em 48 episódios, sendo uma das principais personagens da série.


Ainda em 2011, a atriz participou de forma regular na terceira temporada da série The Good Wife, onde interpretou Dana Lodge, uma advogada assistente, durante nove episódios.


O ano seguinte mudaria para sempre a sua carreira. Durante seis anos, Monica Raymund deu corpo a Gabriela Dawson, inicialmente na série Chicago Fire, mas mais tarde também com participações nas séries Chicago P.D. e Chicago Med. Gabriela Dawson foi desde o início da série um dos principais membros da equipa de bombeiros e paramédicos que protagonizam a série.


Apesar da série ter sido renovada para uma 7.ª temporada, Monica optou por não continuar na mesma, oficializando recentemente a sua saída, via Twitter, onde deixou uma mensagem aos fãs. “Tem sido uma honra interpretar Dawnson em Chicago Fire e uma das mais significativas experiências da minha vida. Estou tão grata por esta jornada e especialmente a todos os que acompanharam, mas tomei a decisão de que agora é hora de seguir em frente com o próximo capítulo da minha vida […]”

A atriz que, em 2014, assumiu publicamente a sua bissexualidade, sendo uma acérrima defensora da causa LGBT, ainda não revelou qualquer pista sobre o seu futuro profissional a curto prazo, não existindo ainda qualquer indício de que fará parte do elenco de alguma série num futuro próximo.

Chegamos assim ao fim de mais uma rubrica de Atores de Primeira à Segunda-Feira. Voltamos na próxima semana.