Esta semana, a rubrica Atores de Primeira à Segunda-Feira é dedicada ao ator e modelo americano Matt Lanter.

Matthew Mackendree Lanter, mais conhecido apenas como Matt Lanter, nasceu a 1 de abril de 1983 em Massillon, Ohio, onde viveu até aos 8 anos de idade, altura em que se mudou para Atlanta, corria o ano de 1991.

Matt foi sempre bastante ativo, tendo praticado vários desportos, entre eles golfe e futebol americano. Em 2001 entrou na University of Georgia onde o seu interesse pelo cinema e a televisão viriam a desenvolver-se e criar em Matt uma forte vontade de representar.

Para concretizar o seu sonho de representar, Matt mudou-se para Los Angeles, onde acabou por conseguir arranjar rapidamente um papel no filme Bobby Jones: Stroke of Genius (2004) e nas séries 8 Simple Rules (2005) e Point Pleasant (2005), bem como alguns trabalhos como modelo.

A mudança para Los Angeles não poderia ter corrido melhor para o jovem ator que, em 2005, conseguiu um papel regular na série Commander In Chief, onde interpretou Horace Calloway, mas infelizmente a série foi cancelada com apenas 18 episódios.

commander-in-chief8

Seguiram-se algumas pequenas participações em séries como Big Love, Shark ou mesmo Heroes, onde interpretou Brody Mitchum em cinco episódios. Brody é colega de Claire (Hayden Panettiere) e quarterback na equipa de futebol americano da escola; durante uma festa, Claire e Brody vão para as bancadas, onde este a tenta violar.

Em 2007 Matt continuou com pequenas participações em séries, nomeadamente Grey’s Anatomy e CSI: Crime Scene Investigation.

Foi em 2008 que a sua carreira viria a ter o maior impulso com a entrada do ator no universo de Star Wars. Nesse ano, Matt deu voz a Anakin Skywalker no filme de animação Star Wars: The Clone Wars, na série com o mesmo nome e em dois vídeojogos da saga.

Na verdade, no que toca a vídeojogos, Matt já emprestou a sua voz a oito títulos, todos eles pertencentes à Disney, em especial à saga Star Wars (5), Disney Infinity (2) e ainda em Lego Marvel’s Avengers (1).

De volta às séries e ainda em 2008, o ator viria a interpretar Mike no episódio piloto da série The Oaks que, infelizmente, nunca veio a ser transmitido.

No ano seguinte, Matt consegue um papel regular na série 90210, onde é Liam Court, um rapaz rebelde de Long Island, Nova Iorque, que conhece Naomi (AnnaLynne McCord) enquanto trabalhava como barman no hotel onde ela estava hospedada.

article-2155113-1378314E000005DC-791_468x472

Na 2.ª temporada de 90210, Matt foi promovido ao elenco principal da série, onde viria a permanecer até à 5.ª e última temporada da mesma.

Durante este tempo em que fez parte do elenco de 90210, o ator entrou também em alguns filmes, como Sorority Row (2009), Vampires Suck (2010), The Roommate (2011) e ainda emprestou a sua voz uma vez mais a uma personagem de um filme de animação, desta vez a Sled no filme da Disney, Secret of the Wings (2012).

Também nas séries o ator viria a emprestar a sua voz a mais personagens de animação. Entre 2012 e 2017, Matt deu voz a cerca de cinco personagens da série Ultimate Spider-Man, entre elas o anti-herói Venom.

Star-Crossed é o nome da série que a 17 de fevereiro de 2014 estreou na CW, série essa que é protagonizada por Matt. O ator interpreta Roman, um rapaz de 16 anos de idade que vive agora na Terra com os restantes membros da sua raça num setor militarizado.

Dois anos mais tarde, em 2016, o ator é Wyatt Logan na série Timeless, Sargento Mestre da Delta Force do Exército dos Estados Unidos que está a tentar lidar com a morte da sua esposa, Jessica, que morreu vários anos antes da ação inicial da série.

No cinema, o ator dá a sua voz a várias personagens no filme Star Wars: The Force Awakens e entra no filme USS Indianapolis: Men of Courage.

Para terminar, podemos ver o ator ainda este ano nos cinemas no filme Pitch Perfect 3, a estrear dia 21 de dezembro em Portugal.