Para quem não teve oportunidade de acompanhar a nossa rubrica em direto no facebook, aqui temos a edição desta semana:

#1 Boa noite! Mais uma segunda, mais um “Atores de Primeira à Segunda-Feira”. Hoje é a vez de Mandy Moore, nascida a 19 de abril de 1984, em Nashua, New Hampshire, EUA. Fiquem connosco para conhecerem o percurso profissional e pessoal da atriz!

#2 A sua mãe, Stacy, era jornalista e o seu pai, um piloto para a American Airlines. Moore é a irmã do meio: o mais velho é o Scott e o mais novo chama-se Kyle. Quando tinha dois meses, a sua família mudou-se para a Califórnia.

#3 Moore interessou-se pelo canto e representação desde muito nova e cita a sua avó, uma bailarina profissional, como uma das suas maiores inspirações. Os seus pais consideravam este interesse temporário, mas Mandy insistiu em continuar com as aulas de canto e representação.

#4 Aos 12 anos, a atriz foi para o Stagedoor Manor Theater Camp, um campo de férias relacionado com as artes por onde passaram várias caras conhecidas como Natalie Portman. Os funcionários do campo descrevem Moore como uma rapariga calma e tímida, que fugia do holofote.

#5 Aos 13 anos, começou a escrever as sua próprias músicas e foi um funcionário da FedEx, com contactos na Epic Records, que a ouviu cantar e enviou a sua demo a um amigo. Algum tempo depois, Moore assinou contrato com a produtora.

#6 Em 1999, depois de assinar pela Epic Records, Moore foi em tournée com a banda ‘N Sync e, mais tarde, com os Backstreet Boys. Em agosto desse ano, Moore lançou o seu primeiro single, “Candy”.

#7 Em 2001, Moore teve a sua estreia no cinema ao dar a voz a uma ursa no filme Dr. Dolittle 2, que contou com Eddie Murphy no papel principal. Nesse mesmo ano, participou em The Princess Diaries, onde deu vida a Lana, a antagonista de Mia, a protagonista.

#8 Em 2002, Moore teve o seu primeiro grande trabalho como protagonista no drama romântico: A Walk to Remember. O filme foi baseado no livro de Nicholas Sparks e a atriz partilhou o estrelato com Shane West.

#9 Em A Walk to Remember, Mandy deu vida a Jamie, uma jovem com leucemia que se apaixona por Landon e com quem partilha as suas últimas semanas de vida. Jamie, profundamente católica, ensina a Landon, um jovem sem qualquer ambição de vida, uma lição de humildade e fé.

#10 Em 2003, entrou na comédia romântica How to Deal junto de Allison Janney e Trent Ford. Moore deu vida a uma jovem de 17 anos que tem de lidar com o facto de se ter apaixonado, os problemas familiares e a sua vida social.

#11 Em 2004, participou em Chasing Liberty com Matthew Goode, onde deu vida a uma jovem rebelde com o sonho de ter uma vida mais livre.

#12 Em 2006, teve várias participações em televisão: a primeira foi em Scrubs, durante a 5.ª temporada, como Julie Quinn; de seguida participou em The Simpsons como Tabitha Vixx.

#13 Em 2007, participou na comédia romântica License to Wed junto de John Krasinski e Robin Williams. No filme dá vida a Sadie, uma jovem que deseja casar com o homem dos seus sonhos, Ben, mas vê a sua vida dificultada pelo Reverendo Frank.

#14 Nesse mesmo ano, teve uma participação especial em How I Met Your Mother durante a estreia da terceira temporada, onde deu vida a Amy.

#15 Em 2010, Moore estrelou a comédia romântica Love, Wedding, Marriage, junto de Kellan Lutz. O filme segue Ava e o seu marido Charlie, que enfrentam dificuldades na relação depois de a jovem decidir ajudar os pais a superarem o divórcio e retomarem o casamento.

#16 Nesse mesmo ano participou no último episódio da sexta temporada de Grey’s Anatomy e retornou num episódio da sétima temporada. Esta foi a primeira aparição de Moore em televisão depois de três anos de ausência.

#17 Ainda em 2010, deu voz a Rapunzel no filme animado Tangled, da Disney. A atriz viu a música original “I See the Light”, que cantou com o seu coprotagonista, Zachary Levi, ser nomeada para um Óscar de Melhor Canção Original e ganhou um Grammy.

#18 Em 2008, Moore começou a namorar com o cantor Ryan Adams. Os dois casaram em 2009 e divorciaram-se em 2016.

#19 Em setembro de 2016, a atriz começou a protagonizar a nova série familiar de comédia e drama da NBC: This is Us. A série segue três irmãos (Kate, Kevin e Randall) que nasceram no mesmo dia. As ações alternam-se entre 1980, 1989-1995 e 2016.

#20 Na série, Moore dá vida a Rebecca Pearson, a mãe dos três, que cumpriu o sonho de ser mãe, mas que tem de lidar com o alcoolismo do marido, enquanto vive com medo que o pai de Randall, o filho que adotou, regresse.

#21 Por hoje é tudo! Terminamos a rubrica desta semana com a interpretação de Mandy Moore de uma das músicas do filme A Walk to Remember.