Estamos de volta para mais uma edição da rubrica Atores de Primeira à Segunda-Feira. Esta semana temos como base a vida e carreira da atriz Kirsten Vangsness, a famosa analista técnica do FBI, Penelope Garcia, da série Criminal Minds.

Kirsten Simone Vangsness, agora com 45 anos, nasceu a 7 de julho de 1972 em Pasadena, Califórnia. A atriz é filha de americanos, mas possui descendência norueguesa devido às origens dos seus bisavós paternos, algo que acaba por ter alguma influência na sua aparência.

A atriz, que recentemente esteve em Portugal para participar na última edição da Comic Con Portugal, aproveitou essa ocasião para revelar que em criança foi vitima de bullying, o que a fez sentir-se desenquadrada da sociedade. Este foi um dos pretextos utilizados pela sua mãe para a inscrever em aulas de representação.

Aliando isto ao facto de o seu pai participar em diversas peças e, desde cedo, a ter ajudado a conseguir vários papéis, estava dado o mote para lançar a sua carreira na representação.

Desde sempre, a sua carreira esteve muito associada ao teatro, tendo sido nesse campo que surgiram os seu primeiros papéis de destaque. The Learned Ladies, The Fan Maroo, Spider Bites e A Mulholland Christmas Carol foram alguns dos seu primeiros projetos. Foi também nessa área que recebeu as suas primeiras distinções, como foi o caso do prémio de atriz mais promissora de Comédia, atribuído pelo Los Angeles Drama Critics Circle.

No que se refere a televisão, a atriz deu os seus primeiros passos em 2004, quando teve breves participações em Phil of the Future e LAX.

Em 2005 chegaria aquele que é, até hoje, o papel mais marcante da sua carreira. Foi-lhe dada a oportunidade de participar na série da CBS, Criminal Minds, onde representa Penelope Garcia, uma ex-hacker que acabou por ser presa no decorrer de uma investigação do BAU (Behavioral Analysis Unit), tendo-lhe sido oferecidas duas hipóteses: cumprir pena ou trabalhar como Analista Técnica do FBI, tendo Penelope optado pela segunda hipótese.

Penelope apresenta-se como uma personagem extravagante e divertida, sendo umas das personagens mais cómicas da série. Este era um papel que estava previsto ser de curta duração mas, devido a vários fatores, acabou por se ir prolongando, estando ainda hoje em atividade.

A atriz já participou em quase 300 episódios da série sendo, a par de Matthew Gray Gubler (Dr. Spencer Reid), uma das personagens com participações em mais episódios.

Sempre em simultâneo com a sua participação em Criminal Minds, a atriz teve ainda alguns papéis de menor relevância nas séries Vampire Mob, Pretty the Series, Second City This Week, Good Job, Thanks!, Shelf Life e Agent Carter.

Kirsten teve ainda a possibilidade de participar em dois spin-offs de Criminal Minds, Criminal Minds: Suspect Behavior (2011) e Criminal Minds: Beyond Borders (2016), onde continuou a interpretar o seu papel de sempre em Criminal Minds, Penelope Garcia.

Para que se perceba a ligação de Kirsten com a sua personagem, a atriz admitiu na Comic Con Portugal que compra com frequência, a nível particular, objetos que considera serem do gosto da sua personagem, fazendo os mesmos parte dos cenários da série.

Para além da sua participação em séries televisivas, a atriz foi fazendo, ao longo dos anos, algumas aparições no cinema, como foram os casos de In My Sleep, Diane & Devine Meet the Apocalypse e Kill Me, Deadly, não tendo nunca abdicado de participar em peças de teatro, pelas quais sempre se revelou ser apaixonada.

Durante a sua participação na Comic Con Portugal, a atriz revelou que se não fizesse parte de Criminal Minds, provavelmente estaria ainda mais envolvida em peças de teatro e na criação de novos projetos, pois é algo de que gosta muito.

Também nessa entrevista, a atriz abordou o facto de conciliar a representação com a componente criativa (já escreveu quatro episódios de Criminal Minds), revelando ser algo que lhe dá prazer, apesar de não se sentir 100% confortável com a tarefa de definir o futuro da sua personagem e das personagens dos seus colegas.

Terminamos assim mais uma rubrica de Atores de Primeira à Segunda-Feira. Voltamos na próxima semana com um novo convidado!