Não conseguiste acompanhar a rubrica através do nosso facebook? Não há problema, aqui está a edição desta semana.

#1 Boa noite, sejam bem-vindos a uma nova edição de “Atores de Primeira à Segunda-Feira”! Hoje vamos falar da atriz Kerry Washington.

#2 Kerry Marisa Washington nasceu a 31 de janeiro de 1977 no Bronx, em Nova Iorque. Cedo começou a ter contacto com o mundo do teatro e da representação, uma vez que frequentou o TADA! Youth Theater na pré-adolescência.

#3 Vários anos mais tarde, frequentou a George Washington University, graduando-se em antropologia e sociologia, em 1998. Estudou também na Michael Howard Studios em Nova Iorque.

#4 A sua estreia na televisão foi na série ABC Afterschool Specials, em 1994, no episódio “Magical Make-Over”, interpretando Heather. Dois anos mais tarde tem uma participação na série Standard Deviants, onde dá vida a Kerry.

#5 Na virada do milénio, a atriz participa na curta 3D e no filme Our Song produzido por Jim McKay, onde é uma das personagens principais. Este filme segue três raparigas, Maria Hernandez (Melisa Martinez), Joycelyn Clifton (Anna Simpson) e Lanisha Brown (Kerry Washington).

#6 No ano seguinte, o seu protagonismo no mundo das artes viria a aumentar, com participação no filme Lift e nas séries NYPD Blue, Deadline, Law & Order e 100 Centre Street. Nesse ano foi nomeada por 4 vezes a prémios, graças à sua performance no filme Lift.

#7 Em 2004, Washington dedica-se ao cinema, participando em Against the Ropes, She Hates Me e Ray. Neste último, a atriz dá vida a Della Bea Robinson, coprotagonista do filme.

#8 Foi, aliás, com a sua participação em Ray que a atriz ganhou o seu primeiro prémio. Kerry foi nomeada a cinco prémios graças à sua participação em Ray, mas viria a ganhar apenas um, o Image Award na categoria de Melhor Atriz.

#9 Entre 2005 e 2006, Kerry entra em cinco episódios da série Boston Legal, onde interpreta Chelina Hall.

#10 Ainda durante 2006, a atriz entra em mais uns filmes. Littleman e The Last King of Scotland são alguns dos exemplos, tendo sido, inclusive, nomeada a prémios de Melhor Atriz e Melhor Atriz Secundária.

#11 No ano de 2010, a atriz empresta a sua voz a uma personagem de animação, neste caso, a duas, a Princesa Shuri e a Baker Woman na minissérie de animação Black Panther.

#12 Dois anos mais tarde, 2012 viria a ser o grande ano da atriz. Para além de entrar em A Thousand Words e no vencedor de 2 óscares Django Unchained, Kerry integra o elenco da série Scandal.

#13 Kerry é a protagonista da série, Olivia Pope, que administra a sua própria empresa de gestão de crises, a Pope & Associates, em Washington D.C..

#14 Olivia trabalha com altas figuras, incluindo o Presidente dos Estados Unidos da América, que é o seu amante.

#15 A série tem sido um sucesso a nível mundial, conta atualmente com 6 temporadas, sendo que a sexta ainda se encontra em exibição, terminando esta semana, e a 7.ª já foi confirmada como sendo a última.

#16 Para além da sua participação na série Scandal, podemos ouvir a voz da atriz no próximo filme da saga Cars, da Disney, no papel de Natalie Certain.

#17 Damos por terminada a rubrica de hoje, esperando que tenham gostado!

17