Não conseguiste acompanhar a rubrica através do nosso facebook? Não há problema, aqui está a edição desta semana.

#1 Olá, muito boa noite, sejam bem-vindos a mais uma edição de “Atores de Primeira à Segunda-feira”! Hoje vamos falar da atriz Keri Russell.

#2 Keri Lynn Russell é uma atriz e dançarina que nasceu a 23 de março de 1976 em Fountain Valley, no estado da Califórnia, nos EUA.

#3 A sua primeira aparição na televisão foi em The Mickey Mouse Club, em 1991, aos 15 anos de idade. Keri interpretou várias personagens nas temporadas 6 e 7 do programa.

#4 No programa da Disney, a atriz contracenou com nomes como Ryan Gosling, Christina Aguilera, Britney Spears, JC Chasez, Justin Timberlake e Tony Lucca.

#5 Em 1992 entra no filme Honey, I Blew Up the Kid, ao lado de Rick Moranis, e no ano seguinte tem uma participação na sitcom da ABC, Boy Meets World.

#6 Em 1994 entra no vídeoclipe de Always, dos Bon Jovi. Keri é “a outra mulher” no vídeo que junta nomes como Jack Noseworthy, Carla Gugino e Jason Wiles. Ainda nesse ano, a atriz entra em 3 episódios, piloto incluído, da série Daddy’s Girls.

#7 No ano seguinte, a atriz entra em Married… With Children, sendo que a partir daí consegue arranjar mais facilmente papéis principais nas séries e filmes por onde passava, incluindo The Babysitter’s Seduction, em 1996.

#8 Entre 1998 e 2002, Keri é Felicity Porter na série Felicity, que ela protagonizou nos mais de 80 episódios divididos por 4 temporadas.

#9 A sua participação nesta série valeu-lhe um Globo de Ouro em 1999, sendo este um dos papéis pelo qual é também mais conhecida internacionalmente.

#10 Durante as filmagens de Felicity, a atriz entrou também nos filmes Eight Days a Week (1987), The Curve (1998), Mad About Mambo (2000) e em We Were Soldiers (2002).

#11 Após o fim de Felicity, a atriz mudou-se para Nova Iorque e fez a sua estreia na Off-Broadway em 2004, tendo contracenado com Jeremy Piven, Andrew McCarthy e Ashlie Atkinson na peça Fat Pig.

#12 Em 2005 voltou ao cinema e à televisão, entrando no filme The Magic of Ordinary Days e na minissérie Into the West.

#13 Em 2006 faz parte do elenco principal de Mission: Impossible III (M:i:III) e fez também casting para o papel de Lois Lane no filme Superman Returns, mas não conseguiu o papel, que acabou por ser entregue à atriz Kate Bosworth.

#14 Keri entra em 2 episódios de Scrubs em 2007, sendo que é também protagonista do filme Waitress, onde a sua personagem recebeu várias críticas positivas. Ainda em 2007, a atriz entra também no filme August Rush.

#15 Para além de representar e dançar, a atriz emprestou a sua voz em 2009 à Wonder Woman. No ano seguinte é protagonista no filme Extraordinary Measures, onde contracena com Brendan Fraser e Harrison Ford.

#16 Entre 2010 e 2011, a atriz protagonizou a série Running Wilde da FOX, onde interpretou Emmy Kadubic nos 13 episódios da série.

#17 Antes de irmos para o seu trabalho atual, é de referir que em 2014 a atriz protagonizou o filme Dawn of the Planet of the Apes, sequela do filme Rise of the Planet of the Apes, lançado em 2011.

#18 Desde 2013 que a atriz protagoniza a série The Americans, onde é Elizabeth Jennings, uma espia do KGB que vive disfarçada como americana, nos subúrbios, nos inícios da década de 1980.

#19 Ao interpretar este papel, Keri já conseguiu arrecadar dois prémios menores como Melhor Atriz em Série de Drama e recebeu nomeações aos Emmy e Globos de Ouro.

#20 Damos por terminada a rubrica de hoje com esta foto da atriz nas gravações de The Americans.

20