1. Olá, sejam bem-vindos a mais uma edição semanal da nossa rubrica Atores de Primeira à Segunda-Feira. Na edição desta semana vamos conhecer o nosso badass preferido de Altered Carbon, Joel Kinnaman, nascido Charles Joel Nordström Kinnaman a 25 de novembro de 1979, em Estocolmo, na Suécia.
  2. Kinnaman começou a sua carreira de ator em 1990 na série sueca Storstad, onde interpretou a personagem Felix Lundström em 22 episódios dos 48 exibidos.
  3. Em 2002 inicia o curso de representação na Swedish Academic School of Drama em Malmö e estreia-se no cinema ao interpretar Kalle no thriller sueco Den Osunlige (O Invisível).
  4. Em 2007, cinco anos após ter iniciado o curso de representação, Joel termina-o e atrai as atenções dos media suecos para a adaptação de Crime and Punishment.
  5. 2009 foi um ano de loucos na carreira do ator, que entrou no filme I Skuggan Av Värmen. O sucesso de Joel continuou e, nesse mesmo ano, entrou em mais seis filmes da saga sueca Johan Falk.
  6. Mas o sucesso mundial viria a chegar apenas um ano mais tarde; em 2010, o ator entrou no filme Easy Money, que abriu as portas do sucesso mundial a Kinnaman.

8. Esse sucesso viria a confirmar-se em abril do ano seguinte, quando o ator consegue um dos papéis principais na série da AMC, The Killing, onde dá vida ao Detetive Stephen Holder.

9. O seu percurso na série, na qual entrou em 44 episódios, viria a durar até 2014. Nesse mesmo período de tempo, destaques para participações em The Daskest Hour (2011), Safe House (2012) e RoboCop (2014).

10. Nas séries, seguiu-se uma participação em House of Cards entre 2016-2017, onde interpretou o Governador Will Conway.

11. Apesar de muitos reconhecerem o ator pelo seu papel em House of Cards, muitos são também aqueles que o conhecem pelo seu papel de badass em Altered Carbon.

12. Nesta série da Netflix, Joel Kinnaman é Takeshi Kovacs, um antigo membro duma força militar futurista, altamente treinado para se adaptar a novos ambientes e novos corpos. Para além de todas estas características, uma curiosidade é o facto de o seu personagem guardar e carregar consigo as armas numa mochila com um desenho de um unicórnio.

13. É precisamente assim, com a dita mochila, que damos por terminada a rubrica de hoje. Fica a promessa de voltarmos para a semana, com um novo ator ou atriz.