Estamos de volta para mais uma edição da rubrica Atores de Primeira à Segunda-Feira, desta vez com a companhia de Jim Parsons, responsável pela interpretação de uma das personagens de comédia mais adoradas da última década. A sua performance enquanto Sheldon Cooper na série The Big Bang Theory levou-o ao estrelato, tornou-o um dos atores mais bem pagos do mundo das séries e recheou as suas prateleiras com troféus.

James Joseph “Jim” Parsons nasceu em Houston, Texas, a 24 de março de 1973. Foi também em Houston que o ator cresceu e se formou em Teatro na Universidade de Houston.

Mais tarde viria a tirar um mestrado na Universidade de San Diego, mas foi em Houston que a sua carreira começou a ganhar os primeiros contornos.

Durante o seu curso, juntamente com alguns colegas, fundou uma companhia de teatro sem fins lucrativos, com a qual interpretou diversas peças, como foram os casos de Endgame, Guys and Dolls e The Balcony.

Em 2001 mudou-se para Nova Iorque e logo no ano seguinte teve o seu primeiro projeto em televisão, ao participar na série Ed. Dois anos mais tarde estreava-se no cinema, fazendo parte do elenco do filme Garden State.

O ano 2005 foi recheado de novos projetos, tendo Jim participando em três filmes, The King’s Inn, The Great New Wonderful e 10 Items or Less, e na série televisiva Judging Amy.

No entanto, todos estes seriam projetos sem grande visibilidade e onde o ator não conseguiu alcançar um destaque significativo. Esta seria, aliás, uma constante ao longo de toda a carreira do ator, com exceção de um pequeno grande projeto.

Falamos, claro está, da série The Big Bang Theory. Corria o ano de 2007 quando a CBS apostou num novo projeto que, nos dias que correm, dispensa grandes apresentações.

A série era inicialmente focada num grupo de quatro nerds brilhantes nas suas profissões, mas muito pouco dados a relações pessoais, e na sua relação com uma bela jovem, que se mudou para o apartamento ao lado. Algumas temporadas mais tarde, o elenco principal acabou por ser aumentado, com as entradas de Amy e Bernadette.

Com o decorrer dos anos, a legião de fãs da série foi aumentando e, embora tenham surgido nas temporadas mais recentes algumas críticas sobre o excessivo prolongar da série, é inegável que a mesma atingiu um sucesso significativo a nível mundial.

No meio deste sucesso, emergiu Sheldon Cooper, a personagem interpretada por Jim Parsons que, de entre todas as outras, se destacou largamente.

A quantidade de troféus que Jim Parsons levou para casa pela sua interpretação de Sheldon Cooper deixa perceber com facilidade o destaque que esta personagem conquistou no mundo das séries de comédia.

Entre 2009 e 2014, o ator foi sempre um dos nomeados para o Emmy de Melhor Ator em Série de Comédia e, das seis nomeações, levou para casa quatro troféus.

Em sua casa, o ator, agora com 44 anos, tem também um Globo de Ouro (esteve nomeado três vezes) e dois People’s Choice Awards (em quatro nomeações).

Para além dos prémios, a crescente popularidade da série trouxe ao elenco de The Big Bang Theory um generoso aumento salarial.

Em 2017, de acordo com o noticiado pela revista Variety, Jim Parson era um dos atores mais bem pagos em séries de comédia, recebendo qualquer coisa como 900.000 dólares por cada episódio de aproximadamente 20 minutos. Ao seu nível salarial apenas se encontravam os seus colegas Simon Helberg, Kunal Nayyar, Johnny Galecki e Kaley Cuoco, que juntos completam o elenco base da série The Big Bang Theory (Howard Wolowitz, Rajesh Koothrappali, Leonard Hofstadter e Penny, respetivamente).

Na realidade, de acordo com o mesmo artigo, estes poderiam receber um pouco mais (cerca de 1.000.000 de dólares por episódio), mas abdicaram de parte dos seus salários para que existisse maior equidade entre todo o elenco da série, nomeadamente a favor de Mayim Bialik (Amy Farrah Fowler) e Melissa Rauch (Bernadette Rostenkowski) que, por terem entrado mais tarde na série, tinham salários mais reduzidos.

Para que se tenha uma noção da dimensão destes números, excluindo os atores de The Big Bang Theory, à data deste artigo da Variety, o ator mais bem pago era Dwayne Johnson que, pela sua performance na série Ballers, recebia 650.000 dólares por episódio e a atriz que melhor recebia por cada episódio em que participava era Sofia Vergara, que na série Modern Family ganhava “apenas” 500.000 dólares.

Ao longo destes anos, Jim Parsons foi participando noutros projetos de menor destaque, como foram os filmes The Big Year, The Muppets, The Normal Heart, Home e Hidden Figures e a série iCarly. Mas sempre muito longe do destaque alcançado com a personagem Sheldon Cooper.

Recentemente, no decorrer do ano 2017, o sucesso da personagem Sheldon Cooper foi aproveitado pela CBS, que lançou um spin-off da série The Big Bang Theory, sendo o mesmo inteiramente focado na infância de Sheldon.

Na série Young Sheldon, Jim Parsons assume o papel de narrador da história, enquanto o jovem Iain Armitage dá corpo ao jovem Sheldon Cooper.

Também em 2017, mas a nível pessoal, o ator ,que há muito assumiu ser homossexual, casou com Todd Spiewak, com quem mantém uma relação de longa data.

Terminamos assim mais uma rubrica de Atores de Primeira à Segunda-Feira. Voltamos na próxima semana com um novo convidado!