Esta semana, a rubrica Atores de Primeira à Segunda-Feira é dedicada ao modelo e ator Jason Momoa.

Joseph Jason Namakaeha Momoa, ou Jason Momoa para os amigos, nasceu em Honolulu, no Havai, a 1 de agosto de 1979. No entanto, após a separação dos pais, a mãe e Jason mudaran-se para Norwalk, no estado de Iowa. Momoa tem uma licenciatura em Biologia pela Colorado State University e, para além da natureza, Jason também tem uma paixão por pintura.

Para reatar a relação com o pai, Jason mudou-se novamente para o Havai e foi “descoberto” como modelo quando trabalhava numa loja de artigos de surf. Mas foi só no final da década de ’90 que o ator teve o seu grande papel na televisão, na conhecida série Baywatch, na qual interpretava Jason Ioan. Jason manteve-se na série desde 1999 até ao final da mesma, em 2001.

jasonmomoa

Após o final da série, Momoa passou os dois anos seguintes a viajar pelo mundo. O ator mudou-se depois para Los Angeles, para continuar a carreira como ator. Nos anos seguintes à mudança para a Cidade dos Anjos, participou em séries como North Shore (2004-2005) e The Game (2009). Contudo, começou a destacar-se no mundo televisivo em Stargate Atlantis (2005-2009), série na qual interpretou Ronon Dex.

Mas não há dúvida que foi o papel em Game of Thrones (2011) que lançou o nome do ator havaino para o estrelato. Ele era Khal Drogo, um selvagem que casou logo na 1.ª temporada com Daenerys Targaryen. Drogo era um khal (ou um rei) dos Dothraki, uma tribo de selvagens no continente Essos.

Apesar de o seu casamento com Daenerys não ter começado da melhor maneira, Drogo rapidamente se releva um homem carinhoso e apaixonado. Uma das cenas mais emblemáticas do personagem foi quando matou Viserys Targaryen quando este ameaçou a vida da irmã Daenerys e do filho dela com Drogo, ainda por nascer.

Apesar de Khal Drogo ter falecido no final da 1.ª temporada, a sua memória foi imortalizada pela esposa, Daenerys, que deu o nome de Drogon a um dos seus dragões em homenagem ao marido.

A seguir à série da HBO, o ator teve o papel principal na série da Netflix, Frontier (2016-presente), na qual dá vida a Declan Harp, um homem com descendência irlandesa e nativo-americana e um fora da lei que quer quebrar o monopólio da Hudson’s Bay Company no comércio de peles no Canadá, no século XVI. A 1.ª temporada estreou em novembro de 2016 e a segunda vai para o ar já no dia 18 deste mês, sendo que a renovação para uma 3.ª temporada já está garantida.

Já no cinema, o percurso de Jason foi mais discreto. O seu primeiro filme foi Johnson Family Vacation, em 2004. Em 2011, foi escolhido para protagonizar o novo filme de Conan the Barbarian. Apesar de muito antecipado, o filme foi arrasado pela crítica e uma possível sequela foi descartada pelos estúdios.

Contudo, uma nova oportunidade no mundo do cinema surgiu quando o ator foi escolhido para interpretar Aquaman no universo de super-heróis da DC Comics. O personagem teve uma breve aparição em Batman vs Superman: Dawn of Justice. Contudo, só no filme Justice League, que tem data de estreia em Portugal a 16 de novembro, é que o seu Arthur Curry/Aquaman terá um papel mais proeminente. Em dezembro de 2018, Jason terá o seu próprio filme a solo.

Para terminar, fica aqui uma fotografia de Jason com a mulher, Lisa Bonnet, e os dois filhos.

u_got_it