Esta semana, a rubrica Atores de Primeira à Segunda-Feira é dedicada ao ator britânico Ioan Gruffudd.  Vamos lá conhecê-lo melhor?

Ioan nasceu a 6 de outubro de 1973 em Llwydcoed, no País de Gales. Os seus pais, Peter e Gillian Gruffudd, eram ambos professores, tendo Peter sido diretor de duas escolas gaulesas. Ainda durante a infância de Ioan, ele mudou-se com a família para Cardiff.

Desde pequeno ligado às artes, na adolescência, o ator era um excelente músico de oboé, tendo alcançado o Nível 8 nos exames de música ABRSM. Tocou também na South Glamorgan Youth Orchestra durante 11 anos, mas teve de desistir para se dedicar à representação.

Foi com 13 anos de idade que Ioan começou a sua carreira como ator. O seu primeiro papel foi num filme para a televisão gaulesa, Austin, em 1986. Depois, entre 1987 e 1994, entrou numa novela chamada People of Valley.

Em 1992, com 18 anos, o ator juntou-se ao Royal Academy of Dramatic Art em Londres. No entanto, apenas participou em pequenas peças da academia, e, ao sentir-se isolado e sem rumo, esteve para desistir por diversas vezes.

Uns anos mais tarde, em 1997, Ioan consegue um pequeno papel, o de quinto oficial Harold Lowe, no filme Titanic.

Mais tarde, consegue o papel de Horatio Hornblower nos telefilmes Hornblower nos anos de 1998 e 1999, tendo o ator agradecido publicamente aos produtores pela aposta em alguém pouco conhecido para protagonizar os filmes.

Antes da mudança de milénio, o ator entra num episódio da série Love in the 21st Century e nos filmes Warriors, Solomon and Gaenor e Great Expectations.

Novo milénio, novos projetos! Em 2000, o ator é protagonista no filme da Disney, 102 Dalmatians, onde interpretou Kevin Shepherd, o dono da dálmata Second Chance.

De volta à televisão, em 2002, Ioan interpreta Phillip Bosinney na minissérie The Forsyte Saga e mais tarde entra em Century City, mas infelizmente esta pequena série de nove episódios não teve grande sucesso, tendo sido exibidos apenas cinco do total de episódios.

Também nos desenhos animados o ator entra! Em 2005, empresta a sua voz a algumas personagens da série animada Justice League Unlimited, da DC, e é caso para dizer que, uma vez herói, sempre herói! Isto porque, ainda nesse ano, o ator é Reed Richards no filme Fantastic Four. Reed é nada mais nada menos que o Mister Fantastic, o líder do quarteto fantástico!

Dois anos depois, o ator volta a reinterpretar a sua personagem de Mister Fantastic no filme Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer.

Voltando às séries, e novamente às de animação, em 2006 e 2010 o ator entra em American Dad!, Batman: The Brave and the Bold e ainda em Ben 10: Alien Force.

Já entre 2011-2012, Ioan é novamente protagonista de uma série, desta vez Ringer, da The CW. O ator interpreta Andrew Martin, um milionário cujo casamento com Siobhan (Sarah Michelle Gellar) está em risco. No entanto, a série não passou da primeira temporada.

Após Ringer, o ator teve pequenas participações em séries como Monday Mornings, Castle, Necessary Roughness e ainda Glee.

Forever é o nome de uma outra série em que Ioan foi protagonista, no canal ABC. O ator interpreta o Dr. Henry Morgan, um médico legista de Nova Iorque que examina corpos para a polícia e resolve mistérios para a imortalidade.

No ano passado, em 2016, interpretou John Booth em 5 episódios da 2.ª temporada da série UnREAL, onde dá vida a um bilionário otimista e aventureiro que possui a rede televisiva que transmite o Everlasting, um programa famoso de encontros, após uma separação.

Já este ano, o ator é protagonista da minissérie Liar, um drama de suspense, de seis episódios, criado pelos irmãos Harry e Jack Williams e coproduzida pela SundanceTV e ITV. Ioan é Andrew Earlham, um ilustre cirurgião que se vê sob acusação da violação de Laura (Joanne Froggatt), uma professora da escolha que o seu filho, Luke (Jamie Flatters), frequenta.

No futuro poderemos ver Ioan na série Harrow, com estreia prevista para 2018, e no filme biográfico The Professor and the Madman.