Hoje escolhemos a estrela ascendente de Westworld para a nossa rubrica Atores de Primeira à Segunda Feira, a que damos agora início! Evan Rachel Wood é atriz e cantora, nascida a 7 de setembro de 1987, nos EUA.

evan_rachel_wood_china1881. Wood nasceu na Carolina do Norte e é evidência da precisão do ditado “filho de peixe sabe nadar”. Sendo filha de mãe e pai envolvidos no mundo das artes, desde a representação à musica, o talento corre-lhe nas veias. A jovem de 29 anos iniciou a sua carreira na representação em 1994, com apenas 7 anos.

2. Durante os seus primeiros anos no mundo da televisão e do cinema, Evan entrou em projetos como a série televisiva American Gothic ou os filmes Digging to China e Practical Magic.

3. No virar do século entrou nas séries Profiler e fez parte do elenco regular de Once and Again, série protagonizada por Sela Ward e Billy Campbell, onde também entrava Shane West, na altura novinho.

4. Foi participando ao longo dos anos em projetos televisivos como CSI e The West Wing, mas o seu primeiro grande projeto foi em 2003, no filme Thirteen – Inocência Perdida, onde interpreta o papel de uma adolescente problemática e viciada em drogas, pelo qual foi nomeada para um Globo de Ouro com apenas 16 anos.

5. Outros filmes de destaque na sua carreira cinematográfica enquanto adolescente são Simone, The MissingThe Upside of Anger e Pretty Persuasion.

6. A título de curiosidade, Evan Rachel Wood já entrou também em alguns vídeo-clips ao longo dos anos, incluindo “At the Bottom of Everything” da banda Bright Eyes e “Wake Me Up When September Ends” dos Green Day.

7. E já que estamos numa de música, sabiam que Evan tem a sua própria banda electro-pop, Rebel and a Basketcase, em conjunto com Zach Villa, formada em 2016? Deixamos aqui uma das suas músicas para vos adoçar o apetite.

8. Voltando à carreira cinematográfica da atriz, ao longo de toda a primeira década do século XXI, o seu percurso é praticamente todo dedicado a participações em inúmeros filmes. Para além dos já mencionados, damos destaque aos mais conhecidos Running with Scissors, realizado por Ryan Murphy, e Whatever Works, de Woody Allen.

8. No final de 2009 e até 2011, voltamos a vê-la na televisão, onde interpreta Sophie-Anne Leclerq na série de vampiros True Blood, por 8 episódios, e ainda em Mildred Pierce, no papel de Veda Pierce, papel pelo qual ganhou uma nomeação para Melhor Atriz Secundária em Minissérie ou Telefilme, nos Emmy Awards. Ambas as séries foram produzidas para a HBO.

9. De novo no cinema, em 2010 teve um papel secundário no filme The Conspirator, sobre a conspiração em volta da morte de Abraham Lincoln, e em 2013 contracenou com Shia LaBeouf no filme The Necessary Death of Charlie Countryman.

evan-rachel-wood10. Não podemos deixar de lado também a veia ativista e solidária de Evan Rachel Wood. Em 2009, a atriz interpretou o papel de Julieta numa encenação teatral de angariação de fundos da peça Romeu e Julieta, de Shakespeare, produzida pelo seu irmão. Mais recentemente a atriz tem-se envolvido em ações de consciencialização e em discussões acerca de questões sobre a igualdade de género e a sexualidade, já se tendo ela própria afirmado feminista convicta e bissexual.

11. Em 2015 protagoniza o filme Into the Forest, ao lado de Ellen Page. O thriller dramático conta a história de duas irmãs que aprendem a viver isoladas e a sobreviver na sua provincial casa, num mundo pós-apocalíptico em que deixa de haver energia.

evan12. Em 2016 inicia-se o maior projeto até à data da vida de Evan e, sem dúvida, aquele que a coloca debaixo dos holofotes da fama. Regressando à HBO, a atriz ganha o papel de Dolores Abernathy naquela que se iria tornar um dos maiores fenómenos da televisão dos últimos anos, a par de séries como Game of Thrones ou Breaking Bad. Estamos a falar do hit de Jonathan Nolan e Lisa Joy, Westworld.

13. Westworld é uma série baseada no filme de 1973 de Michael Crichton, com o mesmo título, e passa-se no mundo ficional de Westworld, um parque temático para adultos que procuram diversão e uma fuga à realidade, populado por andróides dotados de inteligências artificiais, designados anfitriões. Com inúmeras revelações e reviravoltas no enredo, Westworld conquistou o público e já ganhou inúmeros prémios e muitas mais nomeações desde a sua estreia.

14. Evan Rachel Wood dá corpo e voz a Dolores, a mais antiga anfitriã do parque Westworld e uma das primeiras a entrar em conflito com a sua natureza. A personagem já valeu a Evan um Critics’ Choice Television Award e um Satellite Award como Melhor Atriz numa série dramática, bem como uma nomeação para os Golden Globes e Screen Actors Guild Awards na mesma categoria.

15. Embora Westworld e a nossa Dolores Abernathy não regressem com uma nova temporada até 2018, poderemos brevemente ver Evan em algumas produções cinematográficas em que está a trabalhar, nomeadamente Viena and the Fantomes e A Worthy Companion.

16. Damos assim por terminada a nossa rubrica de hoje, onde esperamos ter partilhado convosco a nossa admiração e respeito por esta grande e jovem atriz!