Estamos de volta com mais uma rubrica de Atores de Primeira à Segunda-Feira, desta vez com o ator Darren Everett Criss, que, de 2010 a 2015, deu vida a Blaine Anderson na comédia dramática e musical da Fox, Glee.

Darren nasceu a 5 de fevereiro de 1987 em São Francisco, Califórnia, EUA. Tem descendência europeia da parte do pai, que, apesar de ser da Pensilvânia, tem origens inglesas, alemãs e irlandesas; e asiática da parte da mãe, que é nativa de Cebu, nas Filipinas. Aos cinco anos iniciou o seu estudo de música, tendo este percurso começado pelo violino. Aprendeu sozinho a tocar guitarra, piano, bandolim, harmónica e bateria. Darren foi aceite num programa de representação para jovens, aos 10 anos, tendo participado em diversas peças e projetos de teatro ao longo da sua carreira.

No universo das séries, Darren teve a sua estreia em Eastwick, participando em cinco episódios, em 2009.

darren_criss_eastwick

Em 2010 entrou no episódio Free Love, da 7.ª temporada do policial Cold Case.

darren_criss_cold_case

Em 2010, surgiu como Blaine Anderson na 2.ª temporada de Glee, durante 14 episódios. Da terceira à 6.ª temporada passou a ator regular da série. As suas participações musicais foram selecionadas para os vários álbuns que a série produziu, algumas das quais chegaram aos tops americanos. Em 2011 e 2012 entrou, na pele do próprio, em reality shows relacionados com a série Glee e fez outros projetos de voz em séries animadas.

darren_criss_glee

Em 2013, participou como Augie Sayles na série Web Therapy, com Lisa Kudrow, nos episódios Long Distance Lovers, Losing Followers e Closer When We’re Apart.

darren_criss_web_therapy

Já em 2015, interpretou Justin na série American Horror Story: Hotel, em dois episódios.

darren_criss_ahs_hotel

Em 2017, participou na série Supergirl e The Flash, como Music Meister, nos episódios Star-Crossed e Duet, respetivamente.

darren_criss_supergirl_the_flash

Durante este ano foi possível ver Darren noutra série de Ryan Murphy, The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story, no papel de Andrew Cunanan.

darren_criss_acs_versage

Darren é defensor da causa LGBT e um membro ativo do The Trevor Project, uma organização americana que se foca na prevenção do suicídio entre jovens LGBTQ. Participa em inúmeras ações de caridade, de diferentes formas. Neste momento desconhece-se os seus próximos projetos televisivos.

Chegamos assim ao fim de mais uma rubrica de Atores de Primeira à Segunda-Feira. Voltamos na próxima semana.