Não conseguiste acompanhar a rubrica através do nosso facebook? Não há problema, aqui está a edição desta semana.

#1 Boa noite e bem-vindos a mais uma edição de “Atores de Primeira à Segunda-feira”. O nosso escolhido de hoje é o ator Cuba Gooding Jr..

#2 Cuba Gooding Jr. nasceu a 2 de janeiro de 1968 em Nova Iorque, nos Estados Unidos, filho de Cuba Gooding Sr., vocalista dos The Main Ingredient, que colocaram vários temas nos tops mundiais nos anos 70, e da vocalista da banda Sweethearts.

#3 O primeiro trabalho de Gooding no mundo do entretenimento foi a atuar como breakdancer do cantor Lionel Richie na cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 1984.

#4 Após terminar os estudos e antes de se dedicar à representação, o ator estudou artes marciais japonesas durante três anos.

#5 No início da sua carreira como ator, Cuba conseguiu alguns papéis de convidado em séries como Hill Street Blues (1981), Amen (1988) e em Coming to America (1988).

#6 O seu primeiro papel de maior relevo foi em 1991 no filme Boyz n the Hood, onde interpreta Tre Styles. Um sucesso de bilheteiras, este filme ajudou a impulsionar a carreira do ator.

#7 Durante os anos 90 o ator entrou em diversos filme, tais como:
A Few Good Men (1992);
Judgment Night (1993);
Lighining Jack (1994);
Outbreak (1995).

#8 Em 1996, o ator consegue um dos papéis pelo qual é mais conhecido atualmente, o de Rod Tidwell no filme Jerry Maguire, onde entra também Tom Cruise.

#9 Rod Tidwell é um jogador de futebol americano, arrogante e carismático que sofre uma lesão que o coloca a ponto de ter de terminar a carreira.

#10 A participação neste filme valeu ao ator várias nomeações a prémios, tendo ganho o Óscar de melhor ator nesse mesmo ano.

#11 Nos anos seguintes a sua carreira foi algo inconstante, tendo as suas principais participações ocorrido nos filmes What Dreams May Come (1998) e Men of Honor (2000), onde contracenou com Robert De Niro.

#12 Nas séries, o ator só começou a participar mais recentemente. Em 2015 teve uma pequena participação na série Empire e na minissérie The Book of Negroes.

#13 Ainda em 2015, o ator entra em três episódios de Forever, assim como em Big Time in Hollywood, FL.

#14 Em 2016, Cuba Gooding entra na série American Horror Story, onde interpreta Dominic Banks e Matt Miller.

#15 No entanto, o seu papel mais marcante faz-nos recuar ligeiramente no tempo. Cuba foi o protagonista da 1.ª temporada de American Crime Story, onde interpreta O.J. Simpson. A trama acompanhou o mediático julgamento da antiga estrela do desporto pelo assassinato da ex-mulher e de um amigo desta. O.J. Simpson foi ilibado dos crimes, mas o julgamento ficou para sempre recordado pelo impacto mediático que teve.

#16 No próximo ano poderemos ver também o ator no filme Life in a Year, que está atualmente em fase de gravações. Assim damos por terminada a rubrica de hoje. Esperamos que tenham gostado e até para a semana, com um novo ator ou atriz!

17